5 dicas para tirar o melhor partido do seu canal de TV

O potencial das soluções de sinalética digital é inquestionável, tanto em factor de impacto como nas formas criativas da sua utilização.

Com a progressiva evolução tecnológica dos ecrãs LCD, tornou-se possível adquirir televisores planos e de grandes dimensões com um investimento cada vez mais pequeno, que aliados ao HUB.RT lhe permitem criar um canal de TV para a sua marca, para que passe a comunicar de forma consistente e coerente em todos os seus espaços comerciais.

No entanto, como em qualquer outra ferramenta, a forma como é usada que determina fortemente o sucesso da sua aplicação.

Por isso deixamos 5 dicas para tirar o melhor partido da sua solução de sinalética digital (e do seu canal de TV) para:

  • promover os seus produtos e serviços,
  • aumentar a notoriedade da marca,
  • manter o staff informado,
  • e (talvez o mais importante), aumentar as vendas.

Seguem-se as nossas sugestões:

1. Apostar na criação de conteúdos apelativos

Apesar do grande potencial da comunicação visual, apenas com uma imagem cuidada e coerente será possível alcançar o impacto pretendido.

Foto de Brooke Lark

Um bom conteúdo não necessita de ser demasiado complexo. Deve passar uma mensagem clara e de forma rápida para que num curto espaço de tempo, o espectador possa captar e perceber a mensagem.

Com tal os vídeos deverão ser de curta duração e concisos em termos de informação, justamente para cativar o cliente nos breves instantes que os seus olhos cruzam os ecrãs e desta forma agarrar a sua atenção o tempo suficiente para conseguir passar a mensagem.

2. Tirar partido da localização

A localização do ecrã, só por si pode ser um factor diferenciador. Da mesma forma que posiciona os artigos em loja conforme o cliente se movimenta dentro do seu espaço, pense da mesma forma para exibir os conteúdos da TV.

Foto de Dan Gold

Se está posicionada junto à área de lazer, aproveite para promover os artigos dessa mesma zona, ou se os clientes têm a tendência para se concentrar apenas nesse local, não explorando outras áreas e artigos da loja, ajuste a comunicação nesse sentido.

O mesmo conceito aplica-se a lojas geograficamente dispersas. Ao definir a sua mensagem tenha sempre em consideração regionalismos da zona geográfica, costumes, eventos ou tradições. Nada ressoa melhor do que mostrar que se conhece a área onde se está presente.

3. Explorar a hora do dia

Aguardar pela hora certa do dia pode ser algo difícil de explorar e dominar em alguns cenários. No entanto não há nada mais eficaz que conseguir adaptar a comunicação de acordo com o cliente em loja.

Foto de Kaylah Otto

Numa loja de vestuário, por exemplo, poderão haver horas do dia em que o público é maioritariamente mais jovem, pois aproveitam intervalos escolares para fazerem as suas compras ou explorarem as novidades. Para um público trabalhador, que estará mais limitado a um conjunto de horas pelas suas restrições laborais, terão outros horários para marcar presença.

Adaptar a comunicação ao tipo de audiência é fundamental para aumentar o potencial de impacto. Da mesma forma que as horas fora de expediente são também de interesse para explorar, aproveitando para comunicar para o staff em loja as rotinas diárias, informar de novos procedimentos assim como novidades.

4. Ofereçer algo

Quem não gosta de receber algo grátis, sem compromisso?

Foto de Rachel Lees

Aproveite para oferecer algo que, por exemplo, aumente o tempo de permanência em loja. Idealmente perto de uma TV ligada ao HUB.RT 😄.

Numa estação de serviço, por exemplo, onde tipicamente o cliente apenas entra na área de conveniência para pagar, ofereça um café e um artigo de pastelaria num abastecimento mínimo de 30 litros.

Os seus cliente poderão passar a aproveitar o horário do café/lanche para abastecer na sua estação e assim desfrutar também da promoção. Adicionalmente estarão a permanecer mais tempo na loja de conveniência, período que tipicamente é curto.

Aproveite bem esse tempo para comunicar que mais serviços ou artigos tem ao dispor.

5. Manter uma estratégia multi-canal

Para tirar melhor partido da solução é importante que este seja acompanhada por alguém que conheça bem o negócio e que saiba o que é mais importante a cada momento.

Foto de Štefan Štefančík

Será dar a conhecer os novos produtos ou escoar os outlet? Informar de novas condições ou dar a conhecer as novas instalações. Explorar todos os espaços em loja ou apenas aqueles menos conhecidos? Focar no itens menos conhecidos ou nos mais lucrativos?

Ter um plano e definir uma estratégia é fundamental para conseguir alcançar um objectivo e alinhar todos os esforços e canais de comunicação nesse sentido.

Próximo