Comunicação Visual – O que é e como pode ajudar o seu negócio ou projeto

Comunicação visual é a forma de transmitir ideias e conceitos com recurso apenas a elementos visuais. Esses elementos poderão ser usados de forma isolada ou em conjunto com o objectivo de comunicar de forma mais clara e eficiente.

Tais elementos poderão ser:

  • Vídeos
  • Imagens
  • Ícones
  • Representações Gráficas
  • Ilustrações
  • Fotografias
  • Desenhos 3D
  • Outros

A Comunicação Visual poderá ser desenvolvida como o meio principal de transmissão da mensagem (como em panfletos, outdoors, posters, infográficos, sinalética, etc) ou como meio de suporte ou de complemento de outras formas de Comunicação (como em apresentações, exposições, demonstrações, etc).

Independentemente do contexto ou forma de utilização, terá sempre como função:

  • Informar melhor
  • Entreter de forma mais prolongada
  • Persuadir de forma mais eficaz

Um telemóvel em tripé em modo de gravação de vídeo. Comunicação Visual – O que é e como pode ajudar o seu negócio ou projeto

Comunicação Visual e o Marketing

A comunicação visual é hoje parte integrante em praticamente todas as estratégias e campanhas de marketing. Quer saber porquê?

Pelo seu impacto. Já antigamente se dizia: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Os elementos visuais permitem conectar a marca aos seus públicos. Permite, também, uma identificação mais natural e emotiva com a mensagem que se quer transmitir.

Já pensou porque a maioria das campanhas virais são vídeos?

Homem a operar câmara de filmar. Comunicação Visual – O que é e como pode ajudar o seu negócio ou projeto

Elementos Visuais e a Identidade de Marca

Os elementos visuais são atualmente grande parte da Identidade de uma Marca. Todas elas são representadas por um nome, claro. Contudo, é fácil perceber como marcas fortes com um domínio da comunicação visual se transformam em ícones. Basta pensar no logotipo da Nike, por exemplo, ou da Coca-Cola e da Apple.

Aqui introduzem-se outros elementos visuais, como as cores. Cores, tons e texturas podem ser representativos de uma marca: diferenciam-na dos seus concorrentes e posicionam-na no mercado.

Logótipo colorido da Apple. Comunicação Visual – O que é e como pode ajudar o seu negócio ou projeto

Como a Comunicação Visual pode ajudar o seu negócio?

Já identificamos acima a importância da Linguagem Visual para a comunicação eficaz das marcas, bem como para criar e desenvolver uma identidade de marca.

Mas o que podem estes elementos visuais fazer efetivamente pela sua marca hoje? E amanhã? E daqui a 5 anos?

Tudo que envolve uma marca, desde as cores, aos seus elementos visuais ou texto, são essenciais e devem estar em sintonia, de forma a conseguir alcançar o objetivo desejado, ou seja:

  • Atenção
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação

O famoso A.I.D.A. da comunicação.

Logótipo colorido da Apple. Comunicação Visual – O que é e como pode ajudar o seu negócio ou projeto

Ainda sobre a Comunicação Visual

A comunicação visual não só reforça o impacto da mensagem através dos elos criados com as outras formas de comunicação, como também permite:

  • Reforçar a marca – na Era da Informação, em que todas as marcas estão a dizer algo a todo o momento, apostar numa identidade visual diferenciadora e consistente pode ser uma boa forma de se destacar da concorrência. É preciso ficar na memória do consumidor.
  • Comunicar a missão – a missão, visão e valores de uma marca devem ser comunicados de forma a despertar o interesse e a emoção. Quando os seus clientes conhecem a sua marca, a sua equipa e o que os move, é então, possível estabelecer uma relação mais verdadeira e duradoura com os seus clientes.
  • Transmitir confiança e atrair – os elementos visuais escolhidos, desde as cores, à representação e design do website ou merchandising da loja física, por exemplo, podem transmitir confiança ou desconfiança, curiosidade ou tédio. Há sempre possibilidade para a dualidade e é por isso, que a linguagem visual é tão importante.

Comunicar bem é muito mais importante que comunicar mais vezes. A comunicação do seu negócio deve estar alinhada tanto a nível visual como verbal, deve ser consistente. Com este pensamento a comandar as tropas é possível comunicar melhor, quer a sua mensagem seja direcionada para informar, educar, entreter ou até vender.

Esperamos que tenha gostado do artigo: Comunicação Visual – O que é e como pode ajudar o seu negócio ou projeto. Voltaremos em breve com mais novidades sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo