O que é digital signage - a HUBRT explica

O que é digital signage? Esta é uma das questões que nos é colocada mais frequentemente e que neste artigo respondemos de forma simples e descomplicada.

Digital Signage ou sinalética digital consiste em comunicar através de painéis ou monitores digitais. Esta não é uma forma de comunicação recente, é uma solução presente no mercado há já algumas décadas. Contudo, tem vindo a inovar-se constantemente através dos tempos.

Gostaria de saber mais? Ao longo deste artigo explicaremos um pouco sobre as aplicações da sinalética digital, quais os melhores ecrãs e ainda que conteúdos podem ser apresentados.

O que é digital signage

Temas neste artigo:

  1. Digital Signage
  2. Que informação pode incluir
  3. O tipo de Ecrãs que podem ser usados
  4. Oportunidades de comunicação e o que significa comunicar com ecrãs digitais
  5. Solução a adoptar

Que informação pode incluir?

O universo de Digital Signage é bastante amplo e pode incluir a apresentação de quase todo o tipo de informação que consigamos imaginar. Apresentamos 3 exemplos muito comuns de informação apresentada:

  • Informativa: todas as pessoas com lojas abertas, restaurantes ou outros espaços comerciais podem beneficiar do uso de monitores digitais em loja. Nestes monitores pode ser disponibilizada informação sobre horas de abertura e fecho, promoções ativas ou novidades a chegarem nos próximos dias. As possibilidades são quase infinitas.
  • Educativa: sempre que tiver um projeto que precisa de comunicar para sensibilizar o consumidor para uma causa ou um assunto específico (nem toda a informação tem de estar relacionada diretamente com vendas). Nestes casos, é ainda muito comum o uso de TV Corporativa (usar a TV já existente na sua empresa para passar conteúdos às equipas ou colaboradores).
  • Entretenimento: monitores digitais podem também ser usados para entreter. Aqui podem ser disponibilizados conteúdos para entreter o consumidor enquanto está dentro de uma loja, em salas de espera ou outros locais em que as pessoas tenham de permanecer por um período de tempo considerável.

Em digital signage é importante conhecer as várias funções que estes conteúdos podem ter, como também os diversos formatos possíveis para exibição: texto, imagem, vídeo ou outros

Exemplo de utilização de sinalética digital num SPA de um Hotel com informação de serviços com texto e imagem Pode ainda ver: 60 Ideias de Comunicação para Sinalética Digital e TV Corporativa

Que tipo de Ecrãs podem ser usados?

Ecrãs ou monitores digitais devem ser escolhidos consoante o objetivo de cada negócio, empresa ou entidade. Estão disponíveis no mercado vários tipos de opções:

  • Painéis LCD ou plasma
  • Painéis LED eletrónicos
  • Projectores de tela ou de parede
  • Quiosques digitais
  • Mupis

Como escolher o ecrã ou monitor certo para o seu espaço?

Esta é uma questão que envolve uma avaliação não só do próprio equipamento como do orçamento disponível, do espaço físico onde ficará o ecrã e ainda dos objetivos, ou seja, da finalidade da sua utilização.

Para descobrir mais sobre ecrãs e encontrar o certo para si, pode ler o nosso Guia abaixo:

Displays Digitais - Monitor, TV, LED ou LCD, qual o melhor opção para o meu negócio?

Oportunidades de comunicação e o que significa comunicar com ecrãs digitais

Se Digital Signage é a forma digital de apresentar conteúdos em ecrãs ou monitores em espaços físicos, então é também uma das poucas formas de tirar partido da evolução tecnológica no contexto do mundo real.

Existe aqui margem para criar uma ponte de comunicação com clientes ou pessoas de interesse sem que obrigatoriamente estes estejam conectados ao universo online, através dos seus computadores ou equipamentos portáteis. Na realidade, os consumidores há muito que se habituaram a conteúdos dinâmicos e interativos. Atualmente, com o uso da sinalética digital, os negócios e empresas podem apresentar informação aos seus clientes com o mesmo nível de qualidade que os conteúdos típicos das redes sociais, apps e websites.

Digital Signage é uma oportunidade de entreter, cativar e comunicar com os consumidores através de estímulos presentes no mundo exterior, quer seja em lojas e estabelecimentos, nas empresas ou em ecrãs colocados em locais públicos.

Solução a adoptar

Existem diferentes opções e soluções que poderão ser seleccionadas de acordo com o orçamento disponível e a necessidade e exigência da comunicação a apresentar.

  1. Numa primeira instância existe sempre a possibilidade de colocar conteúdos numa TV corporativa ou Ecrã de um espaço com transmissão de imagens ou vídeos usando o seu computador. Esta será a opção mais simples, estando muitas vezes já disponível em alguns monitores e TV mais recentes, mas também o menos interessante, não só para quem gere como para quem assiste. Aqui não será possível programar a comunicação, mas sim deixá-la correr em ciclo no ecrã, bem como apenas poderá gerir a informação de um ecrã de cada vez. Em alguns cenários específicos esta solução poderá ser a mais indicada, sendo também a mais económica.
  2. Se procurar soluções mais avançadas irá encontrar plataformas que lhe permitem programar praticamente todo o tipo de conteúdos e nos mais variados formatos. São compatíveis com uma grande diversidade de equipamentos e apresentam uma grande flexibilidade de opções e de configurações, permitindo desde a utilização mais simples, à mais elaborada. São soluções indicadas para empresas com um orçamento superior e para as quais o mais importante é o factor de impacto e a complexidade da comunicação a apresentar.
  3. Poderá também encontrar soluções mais simples, que permitem igualmente fazer toda a programação de conteúdos de forma rápida e eficaz através de plataformas online. Por norma, estes são serviços muito fáceis de implementar, programar e editar. Apostam nas funções essenciais para a grande maioria dos cenários, simplificando a sua gestão. Algumas soluções contam ainda com o benefício adicional, de poder em alguns casos serem também compatíveis com os ecrãs, TVs ou monitores não profissionais e já existentes para a dinamização de conteúdos. São soluções ideiais para pequenas empresas ou negócios, que procuram uma solução para cativar seus os clientes com um investimento moderado. A HUBRT enquadra-se nestas soluções e poderá encontrar mais informações aqui.

Esperamos que tenha gostado do artigo: O que é digital signage? Voltaremos ainda esta semana com mais informação sobre o tema.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

Aceda a área de contacto do nosso website ou através do nosso email e inicie sem custos e sem compromisso com o período de avaliação gratuita.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo