2 ferramentas imprescindíveis para a comunicação do seu negócio

A comunicação é uma peça fundamental para qualquer negócio. Com o aparecimento das novas tecnologias, torna-se ainda mais pertinente dar a conhecer os produtos e serviços de que dispõe e acima de tudo, fazê-lo com regularidade.

Isso requer algumas habilidades, desde o design gráfico à escrita de conteúdos. E apesar de ser quase impossível tornar-se um mestre dos sete ofícios sem formação específica, no que toca à comunicação da sua empresa, com as ferramentas certas, conseguirá contornar a curva de aprendizagem.

Neste artigo, apresentamos duas ferramentas de eleição para se aventurar a criar o seu próprio material de comunicação:

Canva

O Canva é uma ferramenta de design que permite a criação de materiais adaptados para comunicar em formatos comuns, como posts de redes sociais, apresentações comerciais, material de escritório e promocional.

Tem incorporada uma vasta base de dados que inclui modelos sugestivos, grafismos, tipo de letra, vetores, ícones e imagens, todos eles adaptáveis e com qualidade gráfica.

É uma ferramenta intuitiva que permite que qualquer um se sinta à vontade para explorar e experimentar sem compromisso de aquisição de qualquer tipo de software de design.

Na nossa opinião, o Canva é uma ferramenta perfeita para começar a gerir a sua comunicação online. Com apenas algumas experiências e sem batalhar a curva de aprendizagem, poderá criar conteúdos para as redes sociais, apresentações, e até mesmo menús e listagens de serviços.

Alguns exemplos práticos:

Se quiser comunicar nas redes sociais, o Canva oferece modelos adequados a cada plataforma (Facebook, Instagram, Twitter). Esta ferramenta reúne sempre sugestões para que possa adaptar qualquer modelo ao seu estilo e comunicação.

Faça uma lista ou menu de serviços para expor na sua loja, website ou redes sociais. Este modelo é utilizado por vários tipos de negócio, desde a restauração a serviços de beleza e estética. É uma forma simples de tabelar o valor de serviços e produtos sem recorrer à ajuda de um designer.

Se precisar de preparar material de vendas ou informativo, é seguro apostar nos modelos de apresentação do Canva. Pode munir a sua equipa comercial com um documento viável em vários formatos (impresso, em tablet), e utilizá-lo você mesmo com os clientes.

O Canva dispõe de planos pagos, no entanto, o seu formato gratuito permite-lhe o acesso a 8.000 modelos de comunicação, mais de 100 tipos de design e centenas de milhares de fotos e elementos gráficos gratuitos. Para quem nunca utilizou esta ferramenta, é uma excelente opção para estudar a sua viabilidade sem compromisso!

Mais uma vez, sublinhamos que o Canva é extremamente intuitivo, no entanto, pode fazer alguma pesquisa antes de o começar a usar e consultar tutoriais em vídeo no Youtube, disponíveis tanto em Português como em Inglês.

Piktochart

Semelhante ao Canva, o Piktochart é também uma ferramenta infográfica e que se apresenta justamente como sendo "criada para o ajudar a comunicar".

O Piktochart tem a vantagem de permitir a criação de materiais em HTML, que podem ser automaticamente incorporados em websites, juntamente com vídeo e animações.

Pode encontrar várias sugestões de modelos que podem ser adaptadas ao seu negócio, sendo que o Piktochart se destaca na área de materiais promocionais, nomeadamente para impressão, como panfletos, posters e relatórios. Todos estes materiais são entregues em alta resolução, para que possam manter a qualidade do design original após a impressão.

Ficam algumas sugestões do que pode fazer com o Piktochart:

Troque o PowerPoint por uma apresentação do Piktochart! Esteja a comunicar para a sua equipa, ou a preparar material de vendas, esta ferramenta permite-lhe incluir animações e vídeos, bem como materiais gráficos como ícones, fotografias e diferentes tipografias.

Os modelos de relatório ajudam-no a estruturar o seu relatório (mensal, trimestral, anual), organizar ideias e apresentar números de forma atrativa e de fácil leitura. Com esta ferramenta pode criar facilmente gráficos e incorporá-los no documento final.

Se precisar de criar folhetos para dar a conhecer os seus serviços ou até mesmo oferecer descontos, também o poderá fazer diretamente nesta plataforma, utilizando as ferramentas de criação de folhetos. O seu produto final estará apto para impressão mantendo a qualidade do design original.

Tal como o Canva, o Piktochart tem planos pagos com várias ofertas, no entanto, poderá usufruir desta ferramenta gratuitamente, pode fazer upload de imagens até 40MB, cinco tipo de designs à sua escolha e a possibilidade de exportar documentos com qualidade standard. Ao utilizar a modalidade sem custos, tem a liberdade de explorar o Piktochart sem comprometer-se com uma mensalidade fixa.

Recordamos que pode sempre recorrer a tutoriais em vídeo como forma de auxílio enquanto se adapta à nova plataforma. O Piktochart dispõe de menos material online, mas se denominar a língua Inglesa, poderá consultar vários passo-a-passo desta ferramenta de design:

Qualquer uma das apresentações criadas nestas duas plataformas, pode ser adaptada para vídeo e exposta com as soluções de sinalética digital da hub.rt.

Costuma tratar pessoalmente do material promocional da sua empresa? Já experimentou alguma das ferramentas mencionadas? Dê-nos o seu feedback!




O HUB.RT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo