Comunicação Organizacional: como criar uma boa estratégia?

Comunicação Organizacional é um tema que já tínhamos pensado abordar há algum tempo. Para empresas que querem manter uma comunicação consistente, coerente e assertiva com todos os seus stakeholders, esta é uma temática da máxima importância.

Grupo em reunião - Comunicação Organizacional Leia também: Comunicação: A importância de uma marca comunicar bem

Neste artigo:

1. O que é comunicação organizacional?

Comunicação organizacional é o conjunto de estratégias e canais usados por uma empresa para comunicar com os seus stakeholders. Já falamos aqui de Comunicação 360, uma forma de comunicar holística, que vê a marca e a empresa como um todo.

Então qual a diferença?

Comunicação Organizacional não visa apenas a comunicação externa. Visa principalmente a comunicação interna ou corporativa. Aqui pretende-se alinhar a comunicação da organização/empresa e comunicá-la de forma consistente a todos os stakeholders.

Aqui stakeholders inclui: clientes, parceiros, colaboradores, membros da administração, entre outros.

É a forma como a empresa comunica os seus valores, visão e missão e como coloca estes conceitos em prática na sua estratégia de comunicação.

Manter uma comunicação efetiva e assertiva com os seus públicos-alvo torna-se cada vez mais importante. Todas as pessoas que contactam com a sua empresa ou marca podem ser fortes embaixadores. Neste ponto ninguém deve ser excluído, muito menos os que estão consigo todos os dias: os seus clientes, parceiros e colaboradores.

Grupo em reunião - Comunicação Organizacional Leia também: Comunicação Visual – O que é e como pode ajudar o seu negócio ou projeto

2. Benefícios de ter uma estratégia de comunicação corporativa

Uma estratégia de comunicação organizacional ou corporativa bem estruturada ajuda uma organização a posicionar-se no mercado como uma entidade credível e confiável.

Benefícios:

  • Dar maior visibilidade às informações internas: é importante que as informações base de cada entidade organizacional sejam do conhecimento de todos os colaboradores e parceiros (missão, valores, visão, objetivos;
  • Promover a integração de todos os elementos internos da organização;
  • Realizar a gestão de problemas internos e facilitar a mudança (sempre que necessária);
  • Construir relações positivas com a imprensa: a comunicação interna deve ser exposta ao lado externo de forma estratégica;
  • Ajudar na disseminação de informação internamente: a todos os níveis da organização;
  • Posicionar a organização no mercado;
  • Promover produtos ou serviços de uma empresa em todos os contextos em que esteja presente;
  • Fortalecer relações com todos os stakeholders.

Grupo em reunião - Comunicação Organizacional

3. Como criar uma estratégia de comunicação organizacional?

O objetivo de uma estratégia de comunicação organizacional é orientar a informação que circula no interior da empresa, bem como a informação que sai para o exterior.

Esta informação deve ter sempre em vista posicionar esta entidade num patamar positivo e adequado para o concretizar dos seus objetivos: corporativos, financeiros, promocionais, etc. Pretende-se que a organização seja vista como um todo.

Esta perspetiva global é necessária no momento de criar a Estratégia de Comunicação Organizacional.

  • Como primeiro passo é fundamental identificar e definir os públicos-alvo (neste caso todos os stakeholders) e que os defina adequadamente. Em marketing são designados por personas.
  • O segundo passo será sempre definir os objetivos: o que pretende alcançar? Objetivos devem ser sempre claros e mensuráveis. Bem como devem ter uma métrica associada que lhe permite analisar os resultados.
  • Identifique os canais certos: onde estão os seus públicos-alvo? Quais são os lugares ou plataformas em que os seus públicos-alvo previamente definidos passam o seu tempo? É aqui que deve marcar presença e comunicar.
  • Procure por parcerias adequadas. Por vezes colocar uma estratégia em prática requer parcerias com especialistas em determinadas áreas. Não só beneficia do know-how destas entidades como juntos podem agregar mais valor para os públicos em comum.
  • Preparar materiais de comunicação: como vai partilhar a informação relativa à sua organização? Aqui as opções são várias. Terá de optar pelo que faça mais sentido para a sua organização. Um vídeo institucional ou um vídeo que promova as suas iniciativas perante a comunidade em que está presente podem ser uma boa ideia. Crie os seus conteúdos e comunique-os.

  • Resultados: os resultados são o que lhe permite analisar o que correu bem e o que pode ser melhorado. A estratégia pode ser adaptada ao longo dos meses, semanas e anos e deve ser alterada consoante informação recolhida junto do seu mercado e dos seus stakeholders. Aqui reside a importância dos seus objetivos serem mensuráveis e terem uma métrica associada.

Leia também: Merchandising no ponto de venda: sabe como começar a vender mais?

Esperamos que tenha gostado do artigo: Comunicação Organizacional: como criar uma boa estratégia? Voltaremos em breve com mais novidades sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo