Ferramentas de Design: aplicações simples que todos sabemos usar

Ferramentas de Design que todos saibamos usar é o tema deste artigo. Quer criar um logotipo, mas não sabe como? Engane-se quem achar que nos dias que correm não existem plataformas, apps e ferramentas de design para todos. Designer ou não, hoje já é possível fazer sozinho os materiais criativos da sua marca, desde logos a posters e até posts para as redes sociais.

1. Canva – design simples para todos

Canva é uma ferramenta de design que permite a criação de materiais de comunicação em formatos comuns para que possa partilhar os seus conteúdos, informações e promoções nas várias plataformas que o seu negócio e sector requerem.

Precisa criar um Flyer? Esta é a aplicação certa para si.

Conteúdos para o Facebook, Instagram ou outras redes sociais? Check!

Canva é uma ferramenta intuitiva que permite que qualquer um se sinta à vontade para explorar e experimentar, sem compromisso de aquisição de qualquer tipo de software de design.

Benefícios:

  • Plano de utilização gratuita
  • Existe disponível no desktop e em mobile (tanto em Android como em IOS);
  • Inclui templates/modelos grátis que pode usar e adaptar ao seu estilo de comunicação;
  • Inclui também várias fontes de letras gratuitas à sua disposição;
  • Permite criar uma enorme variedade de conteúdos: logotipos; posters; posts; identidade nas redes sociais, vídeos, etc.
  • Encontre Canva na Apple Store ou na Google Store. Pode ainda utilizá-lo diretamente no seu computador.

Leia também: Curso Google de Marketing Digital

2. Crello – a melhor alternativa ao Canva

Se um dia surgiu o Canva para ajudar todos que não são designers, mas ainda assim precisam de materiais de comunicação para apresentar os seus projetos. Hoje temos outras plataformas e ferramentas que surgem para dar alguma diversidade ao mercado. Crello é uma ferramenta de design simples e intuitiva. Na realidade, esta é muito parecida ao Canva, em tudo. Desde a facilidade que propõe ao aspeto da própria aplicação. Diferem no preço, sendo que o Crello é o que apresenta os planos mais económicos e nos recursos disponíveis para a criação de conteúdos, que são muito menos que os disponibilizados pelo Canva.

Benefícios:

  • Plano de utilização gratuita;
  • Existe disponível no desktop e em mobile (tanto em Android como em IOS);
  • Inclui templates/modelos grátis que pode usar e adaptar ao seu estilo de comunicação;
  • Inclui várias fontes de letras gratuitas à sua disposição;
  • Permite criar uma enorme variedade de conteúdos: logotipos; posters; posts; identidade nas redes sociais; vídeos, etc.
  • Encontre Crello na Apple Store ou na Google Store. Pode ainda utilizá-lo diretamente no seu computador.

3. Desygner – criação e edição rápida de conteúdos

Desygner é uma plataforma de design em que ambas as hipóteses estão em cima da mesa. Usar templates e modelos do próprio programa ou importar os seus conteúdos e editá-los a seu gosto. No entanto a oferta de recursos de criação (modelos, imagens e fontes) é inferior às sugestões anteriores.

Benefícios:

  • Plano de utilização gratuita;
  • Existe disponível no desktop e em mobile (tanto em Android como em IOS);
  • Tem templates/modelos grátis que pode usar e adaptar ao seu estilo de comunicação;
  • Tem várias fontes de letras gratuitas à sua disposição;
  • Permite criar uma enorme variedade de conteúdos: logotipos; posters; posts; identidade nas redes sociais; vídeos, etc.
  • Em relação às outras hipóteses, tem um espaço específico, dedicado exclusivamente à edição dos seus próprios conteúdos. É como ter um Photoshop simplificado nas suas mãos, pronto a usar.

  • Encontre Desygner na Apple Store ou na Google Store. Pode ainda utilizá-lo diretamente no seu computador.

4. Picktochart - a ferramenta de design que permite criar materiais em HTML

Piktochart é tal como as ferramentas anteriormente apresentadas. Uma aplicação que lhe permite criar materiais de comunicação, de forma simples e sem conhecimentos prévios de design. Contudo, a esta ferramenta acresce a vantagem de permitir a criação de materiais em HTML, que podem ser automaticamente incorporados em websites, juntamente com vídeo e animações.

Benefícios:

  • Plano de utilização gratuita;
  • Inclui templates/modelos grátis que pode usar e adaptar ao seu estilo de comunicação;
  • Inclui várias fontes de letras gratuitas à sua disposição;
  • Permite criar uma enorme variedade de conteúdos: posters; posts; identidade nas redes sociais, etc.
  • Permite a criação de materiais em HTML;
  • Optimização para impressão em gráfica.

Ao contrário das opções anteriores o Piktochart não possui versões mobile. Mas pode começar a usar o Piktochart no seu computador.

Como começar a dinamizar a sua comunicação?

A comunicação é uma peça fundamental para qualquer negócio. Com o aparecimento das novas tecnologias, torna-se ainda mais pertinente dar a conhecer os produtos e serviços de que dispõe e acima de tudo, fazê-lo com regularidade.

Para isso requer algumas competências técnicas ou talvez, até o uso de novas ferramentas. Desde o design gráfico à escrita de conteúdos, entre outras ações hoje consideradas imprescindíveis, sabe-se que um negócio nos tempos modernos requer recursos.

E se numa fase inicial a contratação de mais recursos humanos não for possível? E se conseguir desenvolver estas ações sozinho? Todos os materiais de comunicação podem numa fase inicial serem criados a partir de ferramentas específicas para esse efeito.

Se não sabe muito bem por onde começar, no nosso blog poderá encontrar e descobrir plataformas, ferramentas e estratégias para o ajudar ao longo da sua jornada empreendedora.

Veja também 3 Apps para editar vídeos diretamente no telemóvel.

Esperamos que tenha gostado do artigo: “Ferramentas de Design: aplicações simples que todos sabemos usar”. Voltaremos a este tema com algumas aplicações que podem ser usadas para editar vídeos em desktop.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo