Comunicação 360: sabe como a aplicar na sua empresa?

Comunicação 360 é um termo muito comum para quem já anda por aqui há algum tempo. Basta entrar em blogs ou revistas sobre comunicação e marketing que este conceito surge vezes sem conta. Contudo, sabe porque se está a tornar cada vez mais popular?

Hoje identificamos o conceito, explicamos um pouco a sua abrangência e identificamos algumas ações que o podem ajudar a colocar a estratégia de comunicação 360 da sua empresa operacional.

Temas neste artigo:

3 homens em sala de reuniões a discutir a estratégia de comunicação 360

Mas afinal o que é Comunicação 360?

Comunicação 360 está focada numa perspetiva holística de ver as marcas. Está também intimamente conectada à forma como estas marcas se posicionam perante as suas audiências.

  • É um trabalho de gestão de comunicação;
  • Tem em vista o curto, o médio e o longo prazo;
  • Nunca diz respeito a uma campanha em particular ou um produto e/ou serviço em particular.
  • Preocupa-se com um TODO;
  • Tem em vista delinear a comunicação da marca de uma perspectiva geral, alinhar missão, visão e valores com as atuações da marca em todos os espectros;
  • Pretende ser guia de atuação.

Como responde o mercado?

  1. O universo das marcas é cada vez mais competitivo. Hoje já não se pretende apenas que as marcas falem para os seus públicos. Na realidade, terão de falar com os seus públicos e co-criar com eles a própria marca, o presente que ambos partilham e uma visão de futuro. Desta forma, passa a ser fundamental que marca e público tenham os valores alinhados.
  2. Os clientes, seguidores e stakeholders estão, de uma forma geral, mais exigentes. Já não basta apresentar a sua proposta de valor. Atualmente as marcas têm de comunicar e oferecer benefícios ao seu público-alvo. Consumidores querem ver desejos, anseios, necessidades e sonhos realizados.

Você e a sua empresa têm uma marca alinhada com este propósito?

Que problemas está a resolver pelos seus clientes?

Quais os benefícios que o consumidor tem por estar consigo?

Está a conseguir comunicar e partilhar a sua visão e missão?

Reunião de grupo de trabalho em empresa. Mulher no centro fala com todo o grupo. Comunicação 360 para a sua empresa.

Comunicação 360 e as “Love Brands”

Certamente, já ouviu falar de “Love Brands” certo? Se ainda não, aqui vai: são marcas que se conseguiram posicionar de tal forma perto dos consumidores que estes se tornam embaixadores natos. E como todos sabemos, nada melhor que o boca-a-boca ou a menção de pessoas de referência na área, sejam estas através de um link para a sua loja, redes sociais ou até através de uma conversa entre amigos.

Love Brands - muito mais que uma marca

  • Posicionam-se lado a lado do consumidor;
  • Têm uma abordagem mais humana. O consumidor e stakeholders (a sua comunidade) está no centro de tudo o que fazem;
  • Têm menções orgânicas e uma adesão natural à marca, produtos e/ou serviços – grande número de embaixadores, todos querem fazer parte;
  • Têm uma comunicação consistente em todas as frentes de comunicação: interna, corporativa e de mercado.

Foto com visão de cima para baixo, com vista dos pés sobre texto no chão que diz:

Leia também: [Comunicação Visual – O que é e como pode ajudar o seu negócio ou projeto](https://www.hubrt.net/blog/pt

Conteúdo 360: escreve para vender ou vende para escrever?

O conteúdo é rei. Tanto em marketing como em comunicação ou publicidade, o conteúdo é a melhor forma de passar uma mensagem, oferecer a sua proposta de valor.

Contudo, é importante que se perceba que tudo evolui e a produção de conteúdos não poderia ser diferente. Se até há bem pouco tempo, comunicar as características dos seus produtos e/ou serviços era suficiente, hoje não o é.

Nos dias que correm é crucial que se comunique com o intuito de despertar emoções. Comunique para informar, entreter, educar, apelar aos cinco sentidos e despertar curiosidade.

  • Conteúdos devem ser relevantes com foco na criação de relações com os consumidores. Em oposição a conteúdos comerciais com foco exclusivo na conversão;
  • Costuma questionar-se de que forma o seu conteúdo irá vender o seu produto? Comece a pensar em novas formas de se apresentar. E que tal responder a esta pergunta: o que pode realmente o seu conteúdo fazer pela sua audiência?

Fotografia de rapariga jovem a trabalhar à secretária no seu computador portátil

Comunicação 360: Como pode ser aplicada na prática à sua empresa?

Aplicar uma Comunicação 360 à sua empresa e passar de uma marca no meio de muitas para uma marca com embaixadores genuínos e orgânicos pode demorar o seu tempo. Geralmente o pressuposto teste-erro-avaliação é uma boa forma de pensar.

Provavelmente só chegará à fórmula perfeita depois de alguns testes e constantes adaptações.

Contudo, existem algumas ideias e ações que o podem ajudar a começar:

  • Não identifique o público-alvo. Defina personas. Hoje já não chega identificar as audiências segundo dados demográficos. Gostos, preferências, necessidades, desejos e hábitos têm de ser levados em conta. Crie personas para cada um dos seus segmentos de público;
  • Faça parte integrante da comunidade onde quer participar. Os seus consumidores preocupam-se com o ambiente? Então, talvez plantar uma árvore por cada compra na sua loja os faça sentirem-se mais gratificados, incluídos. Quer tornar a sua empresa um exemplo de inclusão social? Contrate o mesmo número de homens que mulheres, dê oportunidades a jovens e a pessoas com mais idade ou contrate pessoas de todas as etnias;
  • Seja consistente, coerente e atualizado. Quais as tendências do seu mercado? De que forma está a criar benefícios para o seu cliente dentro desses temas? Como e através de que canais está a comunicar? Hoje vivemos os tempos do Marketing 4.0, adapte-se;
  • Comunicação omnichannel – é cada vez mais importante que a comunicação seja estrategicamente implementada em todos os canais e pontos de contato da marca.

Brainstorm de duas pessoas em quadro branco cheio esquemas e anotações. Comunicação 360 aplicada à empresa.

Se a Comunicação 360 fazia nos últimos tempos cada vez mais sentido, em 2021 ganha uma nova expressão.

O ano que passou foi de desafios, momentos inconstantes e uma adaptação permanente a mercados voláteis. As marcas, precisam hoje mais do que nunca de se conectar verdadeiramente com as suas personas e precisam de co-criar valor com estas pessoas em prol de um mundo melhor.

Já sabe como se tornar o melhor amigo do seu cliente?

Esperamos que tenha gostado do artigo: Comunicação 360: sabe como a aplicar na sua empresa. Voltaremos em breve com mais novidades sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo