Como integrar o Vídeo no seu plano de comunicação

Integrar o Vídeo num plano de comunicação pode ser um desafio, principalmente para marcas mais jovens ou empresas de menor dimensão. Contudo, o vídeo continua a ser do tipo de conteúdo com maior impacto nas audiências e um dos mais eficazes.

Aliás, este pode ser mesmo um dos melhores aliados para a promoção do seu negócio.

E apesar de nem sempre parecer, esta é uma opção flexível, capaz de se encaixar com alguma facilidade no seu plano de marketing e comunicação, bem como no seu orçamento.

Leia também: artigos que poderão vir a ser muito úteis na integração de vídeos no seu plano de comunicação.

A importância do elemento visual na produção de vídeos

A visão é o nosso sentido dominante e a maioria da informação transmitida para o nosso cérebro é visual. Logo, não é de surpreender que o vídeo seja um veículo de comunicação eficaz e de fácil compreensão.

Quantas vezes se deixou distrair ao ver vídeos no feed do seu Facebook, Instagram ou Youtube?

Melhor ainda: quantas vezes optou por ver tutoriais e dicas para o ajudar a resolver um problema do dia-a-dia? Dar o nó na gravata ou remover uma nódoa difícil. Através do vídeo tudo parece descomplicar-se.

Os conteúdos em formato de vídeo acabam sempre por captar a nossa atenção e têm a capacidade de transmitir informação de forma muito completa.

Agora, imagine o que este tipo de conteúdo pode fazer pelo seu negócio.

Integrar vídeos no plano de comunicação

O vídeo é uma ferramenta multifacetada e que se adapta aos mais variados canais e redes sociais. Os formatos podem variar muito em estilo, bem como em custo e impacto visual.

Será ainda importante saber, que tal como qualquer peça de comunicação, nem todos os formatos resultam bem para todos os objetivos. Logo, antes de começar a investir neste tipo de conteúdo, é importante definir os objetivos da sua estratégia de comunicação.

Só a partir deste momento estará apto a encontrar qual o melhor formato para a sua marca.

Leia também: Comunicação Visual – O que é e como pode ajudar o seu negócio ou projeto

Pode começar procurar a resposta a algumas questões simples como:

  1. Onde posso encontrar o meu público alvo?
  2. Que conteúdos poderão ser relevantes para o meu público?
  3. Que assunto e temáticas são do seu interesse?
  4. Quais os canais mais adequados para os alcançar?

Este será certamente um bom ponto de partida e um ótimo exercício para encontrar a melhor forma de alcançar a sua audiência.

De acordo com o objetivo, orçamento, público alvo e/ou canal de distribuição poderá selecionar o tipo de conteúdo que poderá produzir maior efeito de persuasão. Exemplos: animação gráfica, animação multimédia, ilustração, filmagem, etc.

Como integrar vídeos no seu plano de negócios – na prática

Quer criar a sua estratégia de comunicação incluindo vídeo? Excelente. Existem vários formatos e vários canais de comunicação. Cada um deles serve para atingir um objetivo e em última análise devem complementar-se. Veja um pouco mais sobre este assunto neste artigo sobre Comunicação 360.

  • Website: quer seja na homepage ou em outras páginas do seu website, o vídeo pode contribuir para a conversão. Poderá usá-lo para apresentar casos de sucesso, explicar como funciona a sua empresa, apresentar a sua equipa ou até mesmo testemunhos;
  • Redes Sociais: atualmente é quase impossível para uma marca não estar em pelo menos uma rede social. O mais normal é marcar presença em várias. Aqui o mais importante é identificar qual ou quais as redes em que o seu público-alvo está presente, bem como quais podem entregar melhor a sua mensagem.
  • Plataformas de vídeo: duas das mais conhecidas são o famoso Youtube e o Vimeo. Nestas plataformas poderá não só armazenar os seus vídeos como apresentá-los a uma comunidade inteira. No caso do Youtube poderá inclusive realizar anúncios pagos e apresentar a sua marca a um conjunto de pessoas que correspondem ao seu público-alvo;
  • Digital Signage: os vídeos são uma das formas mais usadas para captar a atenção dos utilizadores na internet. Mas já pensou em utilizá-los no seu espaço físico? Os ecrãs de sinalética digital permitem que comunique com vídeos através das televisões do seu espaço, quer seja uma loja ou um escritório.

Como usar vídeos no seu espaço físico?

Existem várias plataformas de Digital Signage à disposição. Estas plataformas permitem-lhe apresentar conteúdo à sua audiência em loja ou aos stakeholders da sua empresa. Apresentamos-lhe alguns exemplos:

  1. Destaque de serviços suplementares e eventos num Hotel;
  2. Promoções semanais num mercado local;
  3. Apresentação de menus diários na restauração;
  4. Imóveis para venda ou arrendamento em empresas de mediação imobiliária;
  5. Comunicação interna num escritório ou rede de escritórios;
  6. Informação auxiliar numa conferência;
  7. Apresentação de equipa, serviços e sensibilização para temas de saúde pública em clínicas e centros médicos

As suas utilidades são inúmeras. Com alguma criatividade consegue encontrar aplicações e benefícios no uso de ecrãs de Digital Signage em qualquer espaço físico, comercial ou corporativo. Gostava de saber um pouco mais?

Marque uma demo gratuita e sem compromisso com a HUBRT. Poderá ver a nossa plataforma em tempo real e perceber quais as aplicabilidades para o seu negócio.

Esperamos que tenha gostado do artigo: Como integrar vídeos no seu plano de comunicação. Voltaremos em breve com mais novidades sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo