O vídeo continua a ser dos tipos de conteúdos que mais preocupações levanta quando se considera a sua inclusão no plano de comunicação.
Mas a verdade é que, quando utilizado de forma consciente e informada, o vídeo pode ser um dos melhores aliados para a promoção do seu negócio. E ao contrário do que possa parecer, é uma solução flexível capaz de se encaixar com alguma facilidade no seu plano e no seu orçamento.
Fique a saber porquê:
A visão é o nosso sentido dominante: a maioria da informação transmitida para o nosso cérebro é visual, logo não nos surpreende que o vídeo seja um veículo de comunicação eficaz e de fácil compreensão.
O vídeo acaba sempre por captar a nossa atenção e tem a capacidade de transmitir informação de forma muito completa. Imagine só o que pode fazer pelo seu negócio.
O vídeo é uma ferramenta multifacetada e que se adapta aos mais variados canais e redes sociais. Os formatos podem variar muito em estilo e conteúdo, por sua vez diferindo muito também em custo e em factor de impacto.
Tal como qualquer peça de comunicação, nem todos os formatos resultam bem para toda e qualquer finalidade. Como tal e mesmo antes de começar a investir neste tipo de conteúdo, é importante descobrir qual o tipo de comunicação a adoptar, qual o objectivo específico e então orientar os esforços a procurar qual o tipo de comunicação mais adequado para alcançar o resultado desejado.
Pode começar com a resposta a algumas perguntas simples como:
Este será ser um bom ponto de partida e um bom exercíco para encontrar a melhor forma de alcançar a sua audiência.
De acordo com o objectivo, público alvo e canal de distribuição poderá seleccionar o tipo de produção, como animação gráfica, animação multimédia ou filmagem e o tipo de conteúdo: demonstração, apresentação, boas-vindas, informação, entrevista, revisão de produto, questões frequentes e muito mais!
O website dá-lhe a liberdade para explorar o vídeo: destaque-o na página inicial para apresentar a sua empresa, adicione vídeos demonstrativos para explicar como funciona um serviço ou opte por exibir o produto em utilização. As possibilidades são ilimitadas e um website bem estruturado permite-lhe incorporar o uso do vídeo de forma criativa em várias secções do website e com diferente propósitos.
Como vantagem adicional, os motores de pesquisa online (como o Google Search) valorizam particularmente o vídeo, pelo que estes irã contribuir para que a sua página se posicione acima da sua concorrência.
Hoje em dia são raros os negócios que não estão presentes nas redes sociais. Pelas suas comunidades altamente participativas as redes sociais permitem um alcance alargado e audiências muito vastas. E em todas elas o vídeo é o conteúdo de eleição.
Sabendo que em cada uma se poderão encontrar grupos e comunidades muito específicas, é importante compreender que tipo de vídeo é o mais adequado para cada uma delas e como adaptar a comunicação entre os diferentes canais.
A maioria dos vídeos produzidos devem ser alojados numa plataforma de armazenamento e exibição, como o Youtube e o Vimeo. Alojar os seus vídeos nestas plataformas não só é vantajoso no momento de partilha, em particular quando se tratam de vídeos mais longos, como pela própria natureza da platataforma que permite a interação, exploração e sugestão de vídeos relacionados, permitindo aumentar aaudiência e alcance dos seus conteúdos.
A utilização do vídeo não está confinada à internet. A utilização do vídeo em outdoors digitais e televisores no seu espaço comercial ou profissional permitem captar outra audiência. As soluções de Sinalética Digital permitem informar, entreter e promover e são de fácil integração no seu espaço físico, seja uma loja, escritório, consultório ou lobby. O seu vídeo pode ser estrategicamente criado tendo em consideração o local para sua exibição e o público alvo a cativar.
Outra vantagem menos óbvia da utilização da utilização do website e redes sociais é a possibilidade de extrair informação sobre quem visita e interage com estes meios, o que permite conhecer o visitante ou seguidor tipo, como a sua faixa etária, preferências de marcas, género, entre muitos outros indicadores que poderão ser usados tanto para validar se os seus conteúdos estão a cativar a audiênica pretendida, assim como para auxiliar na criação de novos conteúdos.
O vídeo é uma ferramenta desafiante e que exige alguma preparação antes de começar a utilizá-la. Para quem considera incluir o vídeo na sua comunicação pela primeira vez, o mais importante é estar informado e saber como se organizar, que conteúdos produzir, como e onde distribuir os mesmos.
Comece por perceber que tipo de vídeo se adapta ao seu negócio.
Nem toda a comunicação pressupõe um nível de produção cinematográfico. Na realidade em muitos cenários o cariz algo amador pode até dar um toque mais genuíno, algo que actualmente é valorizado por muitos consumidores. Vídeos na primeira pessoa são tipicamente bem aceites e podem ser filmado apenas com recurso à câmara do telemóvel.
Muitos profissionais são também proficientes na utilização de ferramentas como o Powerpoint e na criação de apresentações visuais animadas e altavemente cativantes, sem conhecer que poderão muito facilmente criar e exportar apresentações no formato vídeo que posterioremente pode ser usado para exibição nos sistemas de TV interna, websites e redes sociais.
Com soluções sinaléticas como a HUB.RT poderá colocar os seus vídeos para comunicar a sua marca em espaços comerciais. O nosso sistema flexível permite-lhe segmentar os conteúdos conforme o local, dia da semana e hora, e adapta-se a qualquer sector.
Procure sempre rentabilizar ao máximo o material produzido no maior número de canais de distribuição. Quando o conteúdo é planeado desta forma desde o início torna-se mais fácil adptar para diferentes meios e formatos. Seja claro com as finalidades a que pretende aplicar cada vídeo para que possa ser desenvolvido de forma adequada.
Já integrou conteúdos em vídeo no seu plano de marketing e comunicação? Como correu a experiência?
O HUB.RT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.
Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.
Ficamos à sua espera!