Integração de Vídeos no Seu Plano de Comunicação - Vantagens e Como Fazê-lo

O vídeo continua a ser dos tipos de conteúdos que mais preocupações levanta quando se considera a sua inclusão no plano de comunicação.

Mas a verdade é que, quando utilizado de forma consciente e informada, o vídeo pode ser um dos melhores aliados para a promoção do seu negócio. E ao contrário do que possa parecer, é uma solução flexível capaz de se encaixar com alguma facilidade no seu plano e no seu orçamento.

Fique a saber porquê:

O Elemento Visual

A visão é o nosso sentido dominante: a maioria da informação transmitida para o nosso cérebro é visual, logo não nos surpreende que o vídeo seja um veículo de comunicação eficaz e de fácil compreensão.

  • Quantas vezes se deixou distrair a ver vídeos no feed do seu Facebook?
  • E optou por ver tutoriais e dicas para ajudar a resolver um problema do dia-a-dia, como dar o nó na gravata ou remover uma nódoa difícil?
  • Quantas vezes deu por si a fixar o televisor mais próximo de uma sala de espera?

O vídeo acaba sempre por captar a nossa atenção e tem a capacidade de transmitir informação de forma muito completa. Imagine só o que pode fazer pelo seu negócio.

Ferramenta Multifacetada

O vídeo é uma ferramenta multifacetada e que se adapta aos mais variados canais e redes sociais. Os formatos podem variar muito em estilo e conteúdo, por sua vez diferindo muito também em custo e em factor de impacto.

Tal como qualquer peça de comunicação, nem todos os formatos resultam bem para toda e qualquer finalidade. Como tal e mesmo antes de começar a investir neste tipo de conteúdo, é importante descobrir qual o tipo de comunicação a adoptar, qual o objectivo específico e então orientar os esforços a procurar qual o tipo de comunicação mais adequado para alcançar o resultado desejado.

Homem a olhar para quadro de cortiça com esquemas e planos.

Pode começar com a resposta a algumas perguntas simples como:

  • Onde posso encontrar o meu público alvo?
  • Que conteúdos poderão ser relevantes para o meu público?
  • Que assunto e temáticas são do seu interesse?
  • Quais os canais mais adequados para os alcançar?

Este será ser um bom ponto de partida e um bom exercíco para encontrar a melhor forma de alcançar a sua audiência.

De acordo com o objectivo, público alvo e canal de distribuição poderá seleccionar o tipo de produção, como animação gráfica, animação multimédia ou filmagem e o tipo de conteúdo: demonstração, apresentação, boas-vindas, informação, entrevista, revisão de produto, questões frequentes e muito mais!

Vamos explorar as suas principais opções:

Website

O website dá-lhe a liberdade para explorar o vídeo: destaque-o na página inicial para apresentar a sua empresa, adicione vídeos demonstrativos para explicar como funciona um serviço ou opte por exibir o produto em utilização. As possibilidades são ilimitadas e um website bem estruturado permite-lhe incorporar o uso do vídeo de forma criativa em várias secções do website e com diferente propósitos.

Como vantagem adicional, os motores de pesquisa online (como o Google Search) valorizam particularmente o vídeo, pelo que estes irã contribuir para que a sua página se posicione acima da sua concorrência.

Website apresentado num computador portátil

Redes Sociais

Hoje em dia são raros os negócios que não estão presentes nas redes sociais. Pelas suas comunidades altamente participativas as redes sociais permitem um alcance alargado e audiências muito vastas. E em todas elas o vídeo é o conteúdo de eleição.

Sabendo que em cada uma se poderão encontrar grupos e comunidades muito específicas, é importante compreender que tipo de vídeo é o mais adequado para cada uma delas e como adaptar a comunicação entre os diferentes canais.

Grupo de jovens atentos aos seus telemóveis numa alusão ao uso constante das redes sociais

Plataformas de vídeo

A maioria dos vídeos produzidos devem ser alojados numa plataforma de armazenamento e exibição, como o Youtube e o Vimeo. Alojar os seus vídeos nestas plataformas não só é vantajoso no momento de partilha, em particular quando se tratam de vídeos mais longos, como pela própria natureza da platataforma que permite a interação, exploração e sugestão de vídeos relacionados, permitindo aumentar aaudiência e alcance dos seus conteúdos.

Ecrãs iniciais das plataformas YoutTube e Vimeo

Sinalética Digital

A utilização do vídeo não está confinada à internet. A utilização do vídeo em outdoors digitais e televisores no seu espaço comercial ou profissional permitem captar outra audiência. As soluções de Sinalética Digital permitem informar, entreter e promover e são de fácil integração no seu espaço físico, seja uma loja, escritório, consultório ou lobby. O seu vídeo pode ser estrategicamente criado tendo em consideração o local para sua exibição e o público alvo a cativar.

Sala de espera de SPA com ecrã com sinalética digital com promoção de serviços

Exemplos:
  • Destaque de serviços suplementares e eventos num Hotel;
  • Promoções semanais num mercado local;
  • Apresentação de menus diários na restauração;
  • Imóveis para venda ou arrendamente, em empresas de mediação imobiliária;
  • Comunicação interna num escritório;
  • e muito mais...

Outra vantagem menos óbvia da utilização da utilização do website e redes sociais é a possibilidade de extrair informação sobre quem visita e interage com estes meios, o que permite conhecer o visitante ou seguidor tipo, como a sua faixa etária, preferências de marcas, género, entre muitos outros indicadores que poderão ser usados tanto para validar se os seus conteúdos estão a cativar a audiênica pretendida, assim como para auxiliar na criação de novos conteúdos.

Por Onde Começar

O vídeo é uma ferramenta desafiante e que exige alguma preparação antes de começar a utilizá-la. Para quem considera incluir o vídeo na sua comunicação pela primeira vez, o mais importante é estar informado e saber como se organizar, que conteúdos produzir, como e onde distribuir os mesmos.

Comece por perceber que tipo de vídeo se adapta ao seu negócio.

Nem toda a comunicação pressupõe um nível de produção cinematográfico. Na realidade em muitos cenários o cariz algo amador pode até dar um toque mais genuíno, algo que actualmente é valorizado por muitos consumidores. Vídeos na primeira pessoa são tipicamente bem aceites e podem ser filmado apenas com recurso à câmara do telemóvel.

Muitos profissionais são também proficientes na utilização de ferramentas como o Powerpoint e na criação de apresentações visuais animadas e altavemente cativantes, sem conhecer que poderão muito facilmente criar e exportar apresentações no formato vídeo que posterioremente pode ser usado para exibição nos sistemas de TV interna, websites e redes sociais.

  • Se for um profissional de saúde, a criação de vídeos explicativos ou metodológicos permitem esclarecer potenciais dúvidas de pacientes, transmitindo segurança e profissionalismo, sejam estes visualizados no seu website, redes sociais, ou até mesmo, numa sala de espera.
  • No caso de vender produtos ou até mesmo serviços que necessitem do auxílio de instruções para serem utilizados, poderá optar pela criação de tutoriais passo-a-passo para consumidores. Por que não criar um QR code na embalagem de produto para encaminhar o cliente directamente para o vídeo tutorial?
  • Os vídeos educacionais também podem integrar vários nichos: num contexto de agência imobiliária, não tem que se limitar a listar imóveis em vídeo, por exemplo. Opte por criar alguns conteúdos sobre solicitação de crédito ou preparação de documentação para arrendamento.
  • E não esquecendo soluções mais clássicas, como a promoção de produtos, com apelo a venda cruzada, onde o consumidor tem acesso a um catálogo num formato menos convencional e mais atractivo.

Como Podemos Ajudar?

Com soluções sinaléticas como a HUB.RT poderá colocar os seus vídeos para comunicar a sua marca em espaços comerciais. O nosso sistema flexível permite-lhe segmentar os conteúdos conforme o local, dia da semana e hora, e adapta-se a qualquer sector.

Procure sempre rentabilizar ao máximo o material produzido no maior número de canais de distribuição. Quando o conteúdo é planeado desta forma desde o início torna-se mais fácil adptar para diferentes meios e formatos. Seja claro com as finalidades a que pretende aplicar cada vídeo para que possa ser desenvolvido de forma adequada.

Já integrou conteúdos em vídeo no seu plano de marketing e comunicação? Como correu a experiência?




O HUB.RT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo