Transmedia Storytelling: o que é e que estratégias usar em 2021

Transmedia Storytelling é o tema do artigo de hoje. Com toda a certeza, Storytelling não é uma novidade para si. Todos já ouvimos falar das narrativas das marcas, isto é, das histórias usadas para se conectarem com os seus públicos. E Storytelling Transmedia, sabe o que é?

Fique connosco neste breve artigo que o ajudará a perceber melhor estes dois conceitos e que estratégias pode usar em 2021 para ter sucesso com a sua marca.

o que é o transmedia storytelling

O que é Storytelling

Storytelling é a arte de contar histórias com recurso a um conjunto de técnicas que permitem captar a atenção das pessoas e estabelecer uma conexão com as suas emoções. Esta pode ser uma das melhores formas de comunicar uma mensagem aos seus públicos-alvo.

Uma história bem contada tem maior probabilidade de ser lembrada a longo prazo.

4 elementos do Storytelling

  • Mensagem
  • Ambiente
  • Personagem
  • Conflito

O uso destes 4 elementos permite criar uma narrativa com impacto nas suas audiências. Os modelos de contar histórias ou técnicas usadas podem ser variados. Nós temos especial adoração pelo modelo da Jornada do Herói.

Todas estas técnicas têm um objetivo em comum: levar o consumidor de um ponto A a um ponto B. Torna-se interessante fazer com que a Jornada do Consumidor intercepte a Jornada do Herói. Esta será uma boa forma de construir a história de sucesso da sua marca.

o que é o transmedia storytelling Leia também: Os 5 “As” da Jornada do Consumidor: começa sempre pela atenção

O que é Transmedia Storytelling

Acima já falamos um pouco sobre Storytelling. Sabemos que é a arte de contar uma história para captar a atenção da audiência e de a conduzir através dos vários passos da jornada do consumidor.

Mas sabemos como e onde esta história pode ser apresentada?

Nos dias de hoje, a internet ganhou uma grande expressão, bem como o e-commerce e o email marketing. Basicamente tudo que é construído no universo digital cresceu exponencialmente nos últimos anos. Então se o consumidor recebe massivamente conteúdos online. Como acha que deve contar esta história? Qual a melhor forma de entregar a sua mensagem?

Canais de Comunicação - Transmedia

Transmedia Storytelling vem acrescentar esta parte estratégica. Atualmente, os canais de comunicação em que uma marca pode estar presente são muitos e é importante posicionar a sua história nos que lhe possibilitem criar um maior impacto, bem como uma conexão mais positiva com as audiências.

Para usar Transmedia Storytelling é preciso que além da criação de conteúdos, seja desenvolvido um plano de ação. Este plano de ação tem que descrever como é que esta história vai ser comunicada em cada um dos canais.

Pontos a ter em conta:

  • Canais que vão ser usados
  • Frequência de comunicação
  • Horas de maior impacto em cada um dos canais
  • Que parte da história será partilhada em cada um dos canais.

Este último ponto é muito importante. Repetir conteúdo nos vários canais poderá ser prejudicial. Como já falamos antes, os consumidores recebem demasiados estímulos por parte das marcas ao longo do seu dia.

O importante é conectar-se com a sua audiência de forma significativa. Daí a relevância de ter cada um dos canais a comunicar uma parte da história, de forma a complementarem-se e estarem presentes ao longo da jornada do consumidor.

o que é o transmedia storytelling Leia também: Comunicação Visual – O que é e como pode ajudar o seu negócio ou projeto

Transmedia Storytelling - estratégias para 2021

2021 está a ser um ano atípico. Bem à semelhança do ano anterior. Os consumidores têm hábitos diferentes e necessidades distintas nestes tempos difíceis.

Está a conseguir corresponder a estas expectativas e estabelecer uma conexão verdadeira e de proximidade com o seu público-alvo?

Transmedia Storytelling pode ser a resposta para as barreiras que vieram com esta pandemia. Envolva a comunicação do seu negócio na sua própria história e tire partido das mais valias de cada canal.

Para que pode ser usada a técnica de Transmedia Storytelling?

  • Conte a história da sua marca – crescimento de notoriedade
  • Comunique o lançamento de um produto ou serviço
  • Divulgue uma campanha
  • Construa uma comunidade em torno algo directa ou indirectamente relacionado com a sua marca
  • Promova a interligação dos vários canais da sua marca – comunicação omnicanal
  • Coordene de conteúdos divulgados de forma complementar, sem repetição
  • Mantenha uma ligação com os seus seguidores e clientes de forma mais significativa.

Esperamos que tenha gostado do artigo: Transmedia Storytelling: o que é e que estratégias usar em 2021. Voltaremos em breve com mais novidades sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo