6 ideias para aumentar as vendas na sua loja de conveniência

6 Ideias para aumentar as vendas na sua loja de conveniência é um artigo sobre pequenos negócios e para todos que gerem espaços físicos. Os dias que correm são desafiantes e estruturar novos planos de negócio e estratégias de marketing é muitas vezes uma necessidade.

Com este pensamento em vigor, vamos apresentar-lhe 6 ideias que podem ajudá-lo a dinamizar o seu espaço físico e aumentar as suas vendas.

Fotografia da entrada de uma loja de conveniência, com pequenas ilhas para destaque de produtos

Leia também: Aumente as vendas aumentando o tempo de permanência dos clientes na loja

Lojas de Conveniência

Uma loja de conveniência prima pela sua localização, horário de funcionamento alargado e uma oferta diversificada de produtos. Se em tempos apenas se recorria a lojas de conveniência para compras de última hora, cada vez mais se têm tornado a primeira opção. Na base desta escolha está a sua proximidade, acessibilidade, variedade de artigos e personalização da compra.

1. Invista num software de ponto de venda completo

Invista num software de ponto de venda completo, existem hoje diversas soluções com preços e funcionalidades diferentes.

Na hora de decidir terá de verificar a existência de algumas características essenciais que responderão às especificidades da sua atividade. Contudo, aconselhamos a ter em conta outros aspetos:

  • A plataforma deverá permitir análise de indicadores de negócio;
  • Deverá ter capacidade de integração ou associação de ferramentas de fidelização, tais como cartões ou cupões de desconto.

Este tipo de ferramentas irão permitir a criação de ações de marketing com base nos hábitos de consumo dos seus clientes. Desta forma, será possível criar estratégias direcionadas por dados reais do seu mercado.

Clientes a fechar a venda ao realizar o pagamento ao balcão de uma loja de conveniência através do POS Escolha um sistema POS que lhe permita obter dados para o negócio e para efeitos de marketing.

2. Apresente novidades e diversidade de produtos

Numa loja de conveniência é importante manter uma seleção diversificada de produtos e apresentar novidades numa base constante. Encontrar uma forma de despertar a curiosidade dos seus clientes, fazer que regressem uma e outra vez, não só porque é acessível, prático e local, mas porque sabem que é o melhor espaço para fazer compras.

Muitas pessoas procuram novidades, ser surpreendidas com artigos novos. Pode fazê-lo apresentando produtos complementares aos que já tem em loja ou outros da mesma categoria que não seja tão comum estarem presentes numa loja de conveniência.

Tendências

As novas tendências lançam também novas necessidades que podem ser encaradas como oportunidades de negócio. Veja este exemplo, com o crescente interesse em manter um estilo de vida saudável, poderá ser interessante explorar a venda de barras e batidos naturais ou protéicos.

Imagine esta situação: os clientes do ginásio mais próximo da sua localização podem visitá-lo para restabelecer ou recarregar energias no pré ou pós-treino. Estará a tirar vantagem não só das tendências da atualidade, mas também da sua localização.

Fotografia de um copo com um batido proteico, como forma de aumentar as vendas na loja de conveniênica através da oferta de produtos que sigam as últimas tendências. Aproveite as últimas tendências para alargar a sua oferta.

3. Construa a sua marca

Construir uma marca é mais do que pedir a um designer para lhe fazer um logotipo. Marca é também a essência do seu negócio, do seu espaço. O que faz os seus clientes regressarem? O que pensam de si? Qual a marca que deixa em cada uma das pessoas que entram em contato consigo?

Algumas dicas que lhe podemos deixar:

  • Crie uma imagem sólida para a sua marca. Use o mesmo estilo, cores e tipografia em todos os materiais de comunicação; seja na sinalética dentro e fora de loja, nos materiais impressos assim como nos digitais. Uma imagem consistente permite o imediato reconhecimento da marca e do conjunto de valores e padrões de qualidade que lhe estão associados.
  • Crie uma experiência dentro de loja que faça o seu cliente querer regressar. Todos os pormenores contam. São os pequenos detalhes que fazem a sua marca destacar-se dos seus concorrentes. Já pensou em criar sacos personalizados? Podem até ser reutilizáveis para o cliente poder trazer consigo da próxima vez. Ou então, umas mesas com espaço de cafetaria? Talvez as famílias gostem de descansar antes ou depois das compras.

Fotografia de uma banca

4. Peça aos seus clientes que avaliem o seu negócio

Avaliações dos pares são hoje mais importantes que qualquer explicação que as marcas possam fornecer. As pessoas confiam mais no que outros clientes têm a dizer da sua marca do que qualquer informação que a própria marca possa fornecer.

Existem hoje muitas plataformas online que permitem avaliar negócios através da atribuição de uma classificação e da adição de comentários. Alguns exemplos são o Facebook, Google Maps, TripAdvisor, etc. Classificações altas nestas plataformas podem ser uma visibilidade positiva para o seu negócio pelo impacto que podem produzir em quem lê.

Trabalhar bem as plataformas de avaliações

Sempre se ouviu dizer que quem não se posiciona será posicionado, quem não conta a sua história verá a sua história contada por outros. É por este motivo que é tão importante trabalhar bem as plataformas de avaliações. Deverá contar a sua história e acompanhar o feedback que os seus clientes lhe estão a dar.

Estas plataformas podem ser um espaço fulcral para recolher informação sobre os gostos dos seus clientes. Por outro lado, pode também ser uma forma de descobrir pontos de desapontamento e melhorar para futuramente conquistar novos clientes e servir melhor os que já tem.

Ideias para melhorar a sua reputação:

  • Conduza o seu próprio questionário de satisfação. Pode criar um formulário simples, de preenchimento rápido, com um conjunto de questões chave que lhe permitam ter noção do grau de satisfação do serviço e produtos que dispõe na sua loja de conveniência. Tem várias opções: distribua pelos seus clientes em formato papel para preenchimento em loja ou em formato digital para que possam preencher em casa ou no trabalho.
  • Poderá usar algumas ferramentas como o Google Forms, Microsoft Forms, JotForm ou Typeform para criar os seus formulários online.
  • Acha que o seu público não vai aderir com facilidade? Dê uma motivação extra para conseguir o nível de adesão desejado, sorteie um prémio em que a forma de participar é através da submissão do formulário de avaliação.
  • Quando já tiver confiança no nível de serviço prestado e no grau de satisfação dos seus clientes, seja você a solicitar que o classifiquem nas plataformas online.
  • Pegue nas críticas e transforme a informação que está nos comentários em algo positivo. Pode transformar esse feedback negativo em dicas para melhorar o seu negócio.

Quadro com o texto Pela sua visibilidade e fator de impacto as classificações positivas em plataformas online são uma contribuição muito positiva para o negócio.

5. Mantenha-se em contato

Manter-se em contato e presente na vida dos seus clientes de forma relevante é importante. As opções são muitas, contudo, vivemos em tempos digitais e por isso faremos sugestões nesse sentido.

  • Escolha uma rede social para estar presente de forma contínua, consistência de comunicação é uma das melhores formas de criar ligação com os seus clientes. Comunicar através de uma rede social pode dar a conhecer a marca, os serviços e os produtos mantendo um canal de comunicação direto e aberto com uma comunidade de pessoas que demonstram interesse na sua atividade.
  • Pode começar de forma simples. Tudo que precisará será um telemóvel e um pouco de imaginação. À medida que o negócio e o número de seguidores aumentam, considere investir numa parceria com uma empresa ou profissional especializado na criação de conteúdos. Encontre uma lista de agências de marketing digital em Portugal aqui.
  • Crie uma base de dados com contatos dos seus clientes e envie mensagens ou e-mails de forma regular com apresentação de novos produtos ou promoções que possa estar a realizar no interior da sua loja de conveniência.

Uma mão a segurar um telemóvel a exibir o ecrãs de entrada da rede social Instagram. Criar uma comunidade online é uma forma de fomentar a criação de uma comunidade. Crie uma comunidade online à volta da sua marca.

6. Use a TV em loja como ferramenta de marketing

Já tem um televisor na sua loja? Ótimo, porque existe uma forma de rentabilizar esses monitores de forma a realizar ações de marketing e vendas.

Pode tirar partido da sua TV em loja para apresentar e promover os seus produtos ou serviços. Pode ainda mostrar as promoções do dia ou da semana, dar a conhecer os novos produtos ou expor os menos conhecidos.

Crie um canal na sua loja e fale com os seus clientes, comunique estas e outras informações relevantes como horários de funcionamento, etc.

Como usar a Televisão em Loja

A sinalética digital é um serviço que lhe permite apresentar conteúdos de imagem ou vídeo aos seus clientes através dos monitores em loja. Esta informação pode ser alterada de forma remota a qualquer momento e caso tenha múltiplas lojas, pode distribuir esses conteúdos por vários ecrãs simultaneamente, sem a necessidade de haver deslocações físicas a cada loja.

O hubrt é a plataforma ideal para comunicar com a sua audiência em loja e se já tiver TVs instaladas, pode sem esforço começar agora a criar o canal da sua marca. Consulte os nossos planos e preços e entre em contacto.

Fotografia de loja com destaque para o ecrão de sinalética digital como forma de aumentar as vendas em loja

Esperamos que tenha gostado do artigo: 6 Ideias para aumentar as vendas na sua loja de conveniência. Voltaremos em breve com mais informação sobre este tema.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo