Digital Signage: 5 formas de melhorar a comunicação dos seus ecrãs

Digital Signage e os ecrãs digitais têm um potencial que é inquestionável. Para além do impacto visual, permite muita liberdade no que à criatividade diz respeito.

Com a progressiva evolução tecnológica dos ecrãs LCD tornou-se possível adquirir televisores planos e de grandes dimensões, com um investimento cada vez mais baixo.

Fique a conhecer 5 formas de melhorar a comunicação nos ecrãs do seu espaço físico.

Alguns artigos sobre Sinalética Digital que irá gostar de ler:

1. Apostar na criação de conteúdos apelativos para Digital Signage

O grande impacto da comunicação visual é o fator que torna estes ecrãs tão apelativos para as audiências. É importante por isso, que o conteúdo produzido e apresentado nestes monitores esteja alinhado com a sua marca e tenha uma qualidade excecional.

  • Bom conteúdo não precisa ser muito complexo. Deve passar uma mensagem clara e de forma rápida. Vivemos na Era da Informação e a atenção do consumidor perde-se em mensagens muito longas e complexas;
  • Se optar por vídeos, estes deverão ser de curta duração e concisos em termos de informação.

Escolher a melhor localização para os seus ecrãs digitais A localização do ecrã, só por si, pode ser um fator diferenciador. Pense no seguinte, se a posição dos artigos em loja e o merchandising do seu espaço é algo importante. Então, o lugar onde expõe os monitores de Digital Signage também deve ser escolhido de forma estratégica.

A forma como os seus clientes se movimentam dentro do espaço físico pode dar-lhe boas dicas de qual a melhor posição para os ecrãs.

  • Por exemplo, em lojas e supermercados, poderá colocar os monitores perto de espaços com promoções. Estes monitores podem ajudar acelerar as vendas desta promoção especial;
  • Já se é uma clínica ou outra instituição e precisa de informar os clientes, poderá colocar o monitor na entrada ou sala de espera;
  • Pode ainda usar estes ecrãs de forma a abordar regionalismos de uma zona geográfica, costumes, eventos ou tradições. Nada melhor do que mostrar que se conhece a área onde se está presente.

3. Ecrãs de Digital Signage e adaptação da comunicação por hora do dia

Adaptar a comunicação por hora do dia pode ser uma das melhores ações para aumentar a conversão em vendas na sua loja ou espaço físico. Quer saber porquê?

Aguardar pela hora certa do dia pode ser algo difícil de explorar e dominar em alguns cenários. Contudo, na realidade, não há nada mais eficaz que conseguir otimizar a comunicação de acordo com o cliente em loja.

Numa loja de vestuário, por exemplo, poderá haver horas do dia em que o público é maioritariamente mais jovem, pois aproveitam os intervalos escolares para fazerem as suas compras ou explorarem as novidades. Já para um público trabalhador, que estará mais limitado a um conjunto de horas pelas suas restrições laborais, terão outros horários para marcar presença.

Adaptar a comunicação ao tipo de audiência é fundamental para aumentar o potencial de impacto.

4. Ecrãs Digitais e as promoções em tempo real

Aproveite para oferecer algo que, por exemplo, aumente o tempo de permanência na loja. Quem não gosta de receber algo grátis, sem compromisso?

Vamos dar-lhe um exemplo prático:

  1. Numa estação de serviço, onde tipicamente o cliente entra na área de conveniência apenas para pagar, ofereça um café e um artigo de pastelaria num abastecimento mínimo de 30 litros;
  2. Os seus clientes poderão passar a aproveitar o horário do café/lanche para abastecer na sua estação e assim desfrutar também da promoção. Adicionalmente estarão a permanecer mais tempo na loja de conveniência;
  3. Aproveite bem esse tempo para comunicar que mais serviços ou artigos tem ao dispor.

5. Ter consistência na sua estratégia multicanal

Uma estratégia multicanal coerente é fundamental. É importante que a mensagem que os clientes recebem, por exemplo, nas redes sociais, coincida ou seja complementar à que é apresentada nos ecrãs de Digital Signage.

Para tirar melhor partido destes monitores é importante que a gestão seja realizada por alguém que conheça bem o negócio e que saiba o que é mais importante a cada momento.

Será dar a conhecer os novos produtos ou escoar stocks? Informar de novas condições ou dar a conhecer as novas instalações? Explorar todos os espaços em loja ou apenas aqueles menos conhecidos? Focar nos itens menos conhecidos ou nos mais lucrativos?

Ter um plano e definir uma estratégia é fundamental para conseguir alcançar um objetivo e, ainda, alinhar todos os esforços e canais de comunicação nesse sentido.

Esperamos que tenha gostado do artigo: Digital Signage: 5 formas de melhorar a comunicação dos seus ecrãs. Voltaremos em breve com mais novidades sobre este e outros temas.



O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo