Merchandising no ponto de venda: sabe como começar a vender mais?

Merchandising no ponto de venda é um tema útil para qualquer empresa ou marca com espaços abertos ao público ou até mesmo detentores de uma loja online.

Aqui não conta apenas a necessidade de se destacar dos seus concorrentes. Merchandising é sobretudo sobre encontrar a forma mais adequada de apresentar os seus produtos e serviços aos seus clientes. Quer aprender a criar aquele match perfeito?

Sabe como apresentar os seus produtos e serviços em loja?

E como apresentar as suas propostas de forma apelativa?

Quer aprender técnicas para vender mais no seu ponto de venda?

Fique connosco para descobrir um pouco mais sobre esta forma de comunicar.

Foto de organização de loja de roupa e artigos de casa-de-banho como exemplo de merchandising no ponto de venda

O que é o Merchandising?

Merchandising é uma palavra com origem francesa e deriva da palavra marchand ou merchant. É uma ferramenta de marketing e comunicação, com várias técnicas de atuação, que pretende tornar produtos e serviços mais apelativos para o cliente final.

Sabia que existem várias formas de colocar o merchandising da sua empresa em ação?

Mais à frente vamos apresentar ideias para criar a sua própria estratégia de Merchandising.

Foto de organização de produtos em mercearia como exemplo de merchandising no ponto de venda

Visual Merchandising no seu ponto de venda

Visual Merchandising no seu ponto de venda é um conceito que pode ser analisado de duas perspectivas diferentes e é uma das formas de colocar em prática.

Tem uma loja online ou física? Poderá até ter ambas. Contudo, Visual Merchandising diz respeito aos aspectos e conteúdos visuais da sua marca que são apresentados ao cliente final nos pontos de venda, sejam estes quais forem. Podemos aqui falar em Linguagem Visual ou Comunicação Visual.

Visual Merchandising em lojas online

Fala-se de Visual Merchandising em lojas online para nos referirmos a tudo que diz respeito às formas visuais, conteúdos ou estratégias criadas para apresentar os produtos ou serviços numa loja online ou nas suas plataformas e redes de divulgação que operem online.

Pode ser por exemplo o design do próprio website, logotipo ou cores escolhidas. Ainda, cores e design da comunicação realizada nas redes sociais, etc.

Foto de telemóvel com um website de uma loja online do shopify no ecrã como exemplo de merchandising no ponto de venda

Visual Merchandising em lojas físicas

Visual Merchandising em lojas físicas é tudo que diz respeito aos conteúdos visuais da loja. Desde a forma como são dispostos os produtos ao logotipo, cores usadas, etiquetas, etc. Uma das grandes apostas em Visual Merchandising é geralmente a montra, uma vez que é o ponto de comunicação com os clientes que ainda não entraram na loja.

Em ambas as situações, é importante que o Visual Merchandising esteja consistente com a comunicação da marca e os seus clientes. É importante, hoje mais que nunca, uma abordagem omnicanal com uma comunicação 360º.

Foto de organizaçãoMontra de loja de artigos de beleza como exemplo de merchandising no ponto de venda

Merchandising no Retalho

Merchandising no Retalho é um conceito que está relacionado com vendas adicionais relativamente a uma mesma categoria de produto ou serviço e é uma das formas de colocar a sua estratégia de Merchandising em prática.

Por exemplo, estamos perante merchandising no retalho sempre que um cliente é persuadido a comprar uma mensalidade ou fidelização de um produto/serviço ou a comprar em adição para participar em alguma promoção da loja.

As Amostras grátis, por exemplo, podem ser consideradas uma ação de Merchandising de Retalho. Esta ação tem tido muito sucesso no decorrer dos tempos em produtos como cremes, perfumes e outros cosméticos.

Foto de folheto de descrição de produto estilizado como exemplo de merchandising no ponto de venda

Merchandising no universo online

Merchandising online são todas as formas de apresentar um produto a um determinado segmento de clientes com recurso a táticas subtis. Neste conceito a publicidade não entra. Estamos a falar de menções a um produto/serviço com uso de uma base de “Influencers” e/ou “Product Placement”.

Por exemplo, quando se oferece um produto/serviço a uma blogger para experimentar e fazer review, falamos de merchandising online.

Criador de conteúdos a fotografar artigos de loja com o telemóvel como exemplo de criação de conteúdos de merchandising para o ponto de venda

Cross-Merchandising

Cross-Merchandising assenta no pressuposto de vender produtos ou serviços complementares. Sempre que um cliente demonstra interesse num determinado produto, é-lhes apresentado um produto/serviço que a nível de utilidade ou design seja percebido pelo cliente como um complemento.

Alguns exemplos: Quando um cliente coloca no carrinho de compras de uma loja online um par de sapatos e são apresentados na mesma página opções de vestidos ou carteiras com um styling complementar. Em lojas físicas, quando os molhos se encontram perto das massas, os patês próximos das tostas, etc.

Como criar uma estratégia de Merchandising para o seu ponto de venda

Uma estratégia de merchandising deve estar, sempre, consistente com a restante comunicação da sua marca ou empresa.

Vamos enumerar algumas ideias que o podem ajudar a criar uma boa estratégia eficaz de Merchandising para o seu ponto de venda:

  1. Defina o seu público-alvo e os vários segmentos – desta forma ficará a conhecer os seus gostos, hábitos e necessidades (se ainda não existirem, se já existirem use os da marca);
  2. Defina objetivos – cada um dos objetivos deve ter uma métrica e calendário de finalização associado;
  3. Crie um espaço online/físico adequado ao seu público-alvo com CTAs que permitam converter em vendas ou interesse por parte da sua audiência;
  4. Crie um calendário de conteúdos e promoções adequado ao/s mercado/s em que está inserido – tem aqui uma oportunidade para comunicar de forma personalizada em feriados e dias temáticos;
  5. Aposte em estímulos que funcionam com os seus públicos: sensoriais, visuais, etc. Por exemplo, perfumarias costumam pulverizar perfumes que querem divulgar na entrada como um convite à entrada no espaço físico. Marcas online pulverizam as suas caixas e produtos com um cheiro característico da marca de forma a proporcionar uma experiência de compra positiva e personalizada;
  6. Use a decoração das montras como uma primeira apresentação da marca ou produto/serviço. Num ponto de venda físico é fácil otimizar a sua montra, pode até contratar um vitrinista. E quem tem uma loja online? Neste caso pode focar na Home Page, já que é a porta de entrada na sua loja. Ou ainda, em Landing Pages especializadas em algum tema importante para o seu negócio;
  7. Crie itens visuais apelativos e consistentes com a comunicação da sua marca na sua loja, quer física como online. Em lojas físicas, pode apostar nos posters promocionais, nas divisões de corredores e disposição dos produtos. Já em lojas online, pode apostar em banners, secções com promoções, etc;
  8. Um ponto fulcral é também colocar em prática um plano de circulação. Esta dica pode funcionar tanto no online como no digital. Como exemplo de espaços físicos, temos o IKEA, que todos conhecemos tão bem. Já em lojas online, não se esqueça de ter atenção à jornada do consumidor.

Por fim, não se esqueça de medir resultados para que possa avaliar a qualidade das ações implementadas. Desta forma, poderá reforçar o que está a funcionar e ainda, otimizar o que possa não estar a correr tão bem.

Organização e distribuição de artigos em loja física como exemplo de merchandising no ponto de venda

Nota: 2020 foi o ano de crescimento exponencial do comércio eletrónico. Enquanto, por sua vez, o comércio tradicional sofreu desafios e perdas inimagináveis. Contudo, Visual Merchandising e outros recursos de comunicação e marketing para os espaços físicos podem ajudar a comunicar melhor, informar os seus clientes e vender mais em 2021.

Esperamos que tenha gostado do artigo: Merchandising no ponto de venda: sabe como começar a vender mais. Voltaremos em breve com mais novidades sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo