Canais de comunicação em loja: como dar uso aos ecrãs do seu espaço

Saber como explorar os canais de comunicação existentes em loja e como dar uso aos ecrãs que já tem no seu espaço é saber tirar partido de uma oportunidade de comunicação que pode (e deve) ser explorada para comunicar de forma mais eficaz com os seus clientes.

Ao longo dos últimos artigos temos falado muito da importância de comunicar bem.

Já abordamos antes a relevância da Comunicação 360 e da Comunicação Visual, bem como apresentamos algumas dicas cruciais para que possa criar a sua estratégia de marketing e comunicação.

Hoje falamos de canais de comunicação no seu espaço físico.

Sabia que as televisões e outros ecrãs podem ser usados como um canal de comunicação para falar com os seus públicos?

Comunicação por sinalética digital em sala de reuniões - explore os canais de comunicação em loja Leia também: Merchandising no ponto de venda: sabe como começar a vender mais?

O impacto da comunicação visual

Poucas formas de comunicação conseguem ser tão eficazes como a fotografia e o vídeo. A Internet, plataforma rainha da comunicação, comprova-o. Basta ver o impacto que plataformas como o YouTube ou o Vimeo têm nas audiências.

De uma forma geral, o vídeo tem assumido um papel cada vez mais importante quando chega a hora das marcas comunicarem a sua mensagem. Várias plataformas sociais têm feito esforços para acompanhar esta tendência.

Na atualidade, Facebook, Instagram e TikTok têm cada vez mais opções com vídeo nos seus serviços. Até o LinkedIn, rede social profissional, já aderiu à partilha de histórias.

E de todos os utilizadores, quais são os que tiram maior partido destes novos meios de exibição de vídeo? Adivinhou, as marcas!

ecrã gigante de sinalética digital para comunicação em metro - explore os canais de comunicação em loja Leia também: 3 Apps para editar vídeos diretamente no telemóvel

A Comunicação Visual em números

  • De acordo com estudos realizados pelo psicólogo Jerome Bruner da Universidade de Nova Iorque, a maior parte dos indivíduos recorda-se apenas de 10% da informação que ouve e 30% da informação que lê;
  • Se a informação for transmitida visualmente e estiver associada a interação, a retenção de informação pode chegar aos 80%. Bruner indica ainda que estudos de investigadores da área da educação concluíram que 83% da aprendizagem do ser humano ocorre ao nível visual.

A comunicação visual deverá ser considerada no momento de escolher o melhor canal para interagir com o seu público-alvo.

Gráfico de barras que mostra em % que a percentagem de retenção de comunicação visual e interactiva é muito superior à lida e à ouvida - explore os canais de comunicação em loja

Canais de comunicação: as televisões e outros ecrãs como um novo canal

A imagem e o vídeo são poderosas ferramentas de comunicação. Permitem passar uma mensagem forte e cativante num curto espaço de tempo.

É a partir da complementaridade entre meios de comunicação que surge uma oportunidade de causar impacto nos públicos-alvo. O uso de um canal próprio de TV permitirá dar continuidade ao trabalho realizado em outros pontos de contacto com a sua audiência.

Veja isto desta forma: para o cliente a experiência torna-se mais completa e imersiva. Para si, esta é mais uma das formas de captar a atenção dos seus clientes e potenciais clientes.

vários ecrãs de comunicação por sinalética digital como menu board em balcão de restaurante - explore os canais de comunicação em loja

Com a sua própria solução de TV poderá controlar exatamente o que pretende que a sua audiência assista. Uma TV estrategicamente posicionada, que apresenta conteúdos cativantes e desenhados com um propósito bem definido, permite:

  1. Entreter;
  2. Informar;
  3. Apresentar outros produtos e serviços.

Em consequência, aumenta o conhecimento da sua marca e influencia a compra de mais artigos.

Existem várias formas de criar estes conteúdos e diferentes objetivos também. Estes canais de TV próprios podem ser usados para comunicar com colaboradores, para apresentar informação e entreter os seus clientes ou atrair potenciais clientes com montras interativas.

ecrã de comunicação por sinalética digital num centro comercial - explore os canais de comunicação em loja

Já conhece o HUBRT? Saiba como criar o seu canal de TV

HUBRT é uma plataforma que permite criar o seu próprio canal de TV sem complicações. Fácil de instalar, fácil de usar. Veja neste artigo um pouco mais sobre o HUBRT ou siga para as 4 características que apresentamos abaixo:

  1. É extensível, pode começar com o plano base e progredir com mais serviços à sua medida;
  2. É escalável, pode começar a usar com uma TV e rapidamente passar para dezenas (ou centenas);
  3. É flexível, pois pode ajustar a qualquer momento o número de Televisões subscritas; Incluímos sempre um período experimental, para que possa ver como funciona antes de tomar qualquer decisão. Sem custos ou compromissos.

Este artigo despertou a sua curiosidade?

Há ainda muito mais que lhe poderíamos dizer, tanto sobre digital signage como sobre o HUBRT. Contudo, faremos melhor que isso. Convidamos a assistir à nossa demo em tempo real.

Peça a sua demo gratuita e veja como funciona a nossa plataforma. Fale com o gestor de projeto e tire todas as suas dúvidas. Estamos aqui para o ajudar a comunicar melhor.

Esperamos que tenha gostado do artigo: “Canais de comunicação em loja: como dar uso aos ecrãs do seu negócio”. Voltaremos em breve com mais informação sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo