Comunicação: A importância de uma marca comunicar bem

Comunicação: a importância de uma marca comunicar bem” é um artigo que visa contextualizar a comunicação de uma marca na atualidade, expor a importância de o fazer de forma eficaz e definir as bases para uma estratégia de comunicação de sucesso.

Manter uma comunicação eficaz com os seus clientes nunca foi tão importante como hoje. Vivemos na Era da Informação e a disseminação de conteúdos é fluída e massiva.

Tem um pequeno negócio ou uma marca a nascer agora? Quer perceber como pode comunicar mais e melhor?

Então acompanhe-nos ao longo deste artigo.

Temas:

  1. Comunicação - Conceito
  2. A importância de comunicar bem
  3. A base de uma comunicação de sucesso

Duas pessoas em conversação - A importância de uma marca comunicar bem

Leia também: 2 Ferramentas imprescindíveis para a comunicação do seu negócio

1. Comunicação - Conceito

Comunicação, do latim communicatio.onis, que significa “ação de participar” é a troca de informações por meio de sinais entre dois ou mais interlocutores. Estes sinais podem assumir as mais variadas formas, o essencial é que sejam entendíveis por todas as partes intervenientes.

2. A importância de comunicar bem

Comunicar bem é hoje uma ação da qual nenhuma marca pode prescindir. Tal como referido acima: comunicar é a ação de participar. Assim sendo, torna-se fundamental que as marcas descubram e compreendam os seus públicos.

Estude a fundo quem está do outro lado da conversação, os outros interlocutores, de forma a descobrir como chegar a uma linguagem comum, aquela que é facilmente entendida pelo outro lado. Uma forma de começar passa por um simples exercício de exploração e descoberta, procurando a resposta a questões como:

Quem são os interlocutores? O que gostam? O que fazem? Que idade têm?

Jovem sentado a uma secretária articula as mãos em frente a um computador portátil - A importância de uma marca comunicar bem Um exercício de análise e reflexão sobre a audiência pretendida irá permitir encontrar a melhor forma de a alcançar.

Nesta fase todos os intervenientes poderão ser considerados: concorrentes, fornecedores, accionistas, financiadores, parceiros e todos outros com os quais se relacione, pois nem só os seus clientes participam nas conversas. Investigue e analise todos os interlocutores e verá que, passo-a-passo, os sinais certos para a comunicação começarão a surgir.

Identificar e definir todos os seus interlocutores é o primeiro passo para comunicar melhor.

Para definir a sua estratégia de comunicação este passo é incontornável. Apenas conseguirá alcançar a sua audiência e definir a sua posição se descobrir a linguagem adequada.

3. Como definir a base para uma comunicação de sucesso?

Cada marca apresenta um conjunto próprio de características que a definem, pelo que cada uma necessita de participar em conversações diferentes. Não é possível aplicar um modelo geral de comunicação que encaixe igualmente em todas de forma eficaz.

Contudo, há um ponto-chave que é comum a todas as marcas, pessoas ou organizações que tentam entrar numa conversa: a agregação de valor. Todas as pessoas ou marcas que tenham por objetivo ser relevantes, constroem e entregam valor para os restantes intervenientes.

Ao entregar valor será reconhecido entre os seus pares e, principalmente, pelos seus clientes.

Uma jovem em frente a um computador portátil sorri enquanto consulta o seu telemóvel - A importância de uma marca comunicar bem

O conceito de valor poderá surgir de diferente formas. Como transmissão de informação, de conhecimento, de inspiração, motivação, entretenimento ou qualquer outro tipo de mensagem ou intenção que permita captar a atenção e o interesse de quem se pretende alcançar. E esta forma estará naturalmente e intrinsecamente associada à natureza de cada marca - caberá a cada uma o exercício de procurar e comunicar o melhor possível essa proposta de valor.

Falta ainda referir a importância dos potenciais formatos, meios e canais de difusão para transmissão da mensagem. A eficácia da mesma também irá estar relacionada com todos estes aspectos, que, no entanto, serão deixados para discussão num próximo artigo.

Esperamos que tenha gostado do artigo: “Comunicação: a importância de uma marca comunicar bem”. Voltaremos em breve com mais informação sobre este tema.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo