A Sinalética Digital nos Centros de Estudos e Explicações

Todos os anos milhares de alunos (re)iniciam o seu percurso escolar.

Com a crescente exigência dos programas curriculares e o ritmo acelerado imposto pelos métodos de ensino, muitos alunos sentem dificuldades em acompanhar o restante grupo numa ou várias disciplinas.

Os centros de estudo, de explicações e de formação são um apoio fundamental para oferecer o suporte adicional necessário para alcançar os objectivos e os resultados desejados.

A disponibilização de apoio a várias disciplinas de diversos anos lectivos requer uma comunicação clara, eficaz e acessível à diversidade de intervenientes e interlocutores do Centro: desde alunos, a pais e encarregados de educação, professores e formadores, incluindo igualmente os elementos da equipa interna.

O ideal será recorrer a suportes de comunicação adaptados e personalizáveis, preparados para actualizar, de forma fácil e rápida,as constantes alterações e novidades a comunicar.

A sinalética digital é a solução que permite gerir e exibir conteúdos informativos adaptados para cada audiência, de forma prática e com a visibilidade pretendida. Através da plataforma online, a gestão do(s) ecrã(s) pode ser realizada remotamente, a partir de qualquer lugar.

1. Apresentação dos serviços

Quantas vezes já nos aconteceu sermos surpreendidos pela existência de um determinado produto ou serviço num local que frequentamos assiduamente?

A comunicação interna é fundamental para tornar acessível toda a oferta de serviços. Perder um cliente para um concorrente por não dispor de uma plataforma de comunicação eficiente é uma falha que agora pode facilmente evitar.

2. Divulgação das actividades do centro

A divulgação de fotos e vídeos de actividades organizadas pelo centro ou nas quais o centro esteve envolvido é uma forma de aproximar os profissionais e a instituição do público geral, e dos seus clientes em particular. Dá um toque pessoal à comunicação, permitindo ao cliente uma aproximação e familiarização com toda a equipa.

3. Apresentação de disciplinas e professores

Disponibilize uma apresentação detalhada de cada disciplina e o respectivo Professor/Formador, abordando as principais dificuldades sentidas pelos alunos às quais as valências do Professor permitem responder. Esta opção evidenciará a preocupação e conhecimento do Centro face às principais dificuldades dos alunos, reforçando a confiança dos alunos e encarregados de educação no projeto definido.

4. Destacar alunos notáveis

Trata-se, por um lado, do testemunho mais credível dos resultados alcançados e, por outro, de um incentivo adicional ao trabalho desenvolvido pelos alunos. Promova um evento, com respetivo prémio, a realizar anualmente.

5. Comunicados gerais

Rentabilize o "tempo de antena" para divulgar informações diversas relativas, por exemplo, a datas de exames nacionais, datas e motivos de greves, comunicados do Ministério da Educação e outras informações úteis. Demonstrará o envolvimento do Centro numa perspetiva global e integrada do processo de ensino-aprendizagem. A utilidade deste serviço informativo será valorizada pelos pais e pelos alunos.

6. Dicas de estudo

A motivação intrínseca e o apoio ao estudo são essenciais para o sucesso, mas não os únicos elementos do mesmo. Existe todo um conjunto de boas práticas e de medidas facilmente implementadas que podem ser adoptadas para maximizar os resultados, tais como o local de estudo, alimentação, saúde, bem estar emocional. Informe pais e alunos da importância destas dicas no processo de estudo.

7. Momentos de entretenimento

O humor é uma das principais estratégias de facilitação da comunicação. Crie pequenos interlúdios na comunicação informativa, através de cartoons, memes ou vídeos. Pode também desenvolver quizzs de cultura geral e/ou específicos das disciplinas para as quais o Centro disponibiliza apoio, sob o formato de "Sabia que...".

8. Outras informações

  • Manter a password wi-fi visível e sempre actualizada
  • Indicação de horários de funcionamento e atendimento, dias de férias e feriados
  • Listagem de parcerias
  • Datas e informação de Eventos e Workshops realizados no ou promovidos pelo Centro
  • Preçário dos vários serviços


O HUB.RT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo