Os 5 “As” da Jornada do Consumidor: começa sempre pela atenção

Os 5 “As” da Jornada do Consumidor: já tinha ouvido falar destas 5 palavras? Esta sequência de conceitos vem da língua inglesa e foram inventados por Philip Kotler. Hoje, vamos aqui adequá-las à língua portuguesa e explicar como podem ser aplicadas na prática dentro da sua empresa.

Este é um artigo que chega para desvendar um pouco o que é a jornada do consumidor e como pode adequar a estratégia de marketing e comunicação às várias fases que apresenta.

Os 5

A Jornada do Consumidor em 5 palavras

A jornada do consumidor pode ser descrita por 5 palavras, ou seja, 5 fases pelas quais a sua audiência passa até ser convertido em cliente da sua marca ou empresa.

Na realidade, o marketing e a comunicação têm sofrido várias alterações ao longo dos tempos. Principalmente com a chegada da transformação digital. Todas as marcas querem atualizar-se e marcar presença no online para ganhar mais clientes.

Os 5

Contudo, perguntamos: sabe alinhar comunicação online e comunicação offline?

Ter uma comunicação consistente em todos os pontos de contato com o seu público é importante. O consumidor passa por uma jornada com 5 fases desde o momento que entra pela primeira vez em contato com a sua marca até ao ato da primeira compra.

Esta trajetória que o potencial cliente realiza inclui um misto de pontos de contacto, que provêem quer do mundo físico como do online. Daí a importância da coerência na sua estratégia de comunicação e marketing. Pode ler um pouco mais sobre comunicação 360º neste artigo. Ou continuar para a apresentação das 5 fases da jornada do consumidor.

  1. “Atention” – Atenção: a atenção representa o primeiro contato com o potencial cliente. De alguma forma a sua marca ou empresa captou a atenção do seu público. Os seus esforços de marketing estão a compensar. Agora vem a fase em que terá que o atrair para querer saber mais.
  2. “Attraction” – Atração: marcas memoráveis são marcas que se tornarão mais facilmente uma escolha na altura de ponderar e considerar que marca, produto ou serviço comprar. Nesta fase é muito importante despertar a curiosidade do consumidor. Uma das estratégias mais usadas nesta fase é o Inbound Marketing. Criar conteúdo que agregue valor para a sua persona pode ser uma das melhores formas de atrair pessoas interessadas (potenciais clientes).
  3. “Advice” – Aconselhamento: nesta etapa o potencial cliente já contactou com a sua marca, quer seja através de uma loja física ou online, do seu blog ou das redes sociais. É aqui que o feedback externo ganha uma nova dimensão. Estamos a falar da opinião de outras pessoas que já compraram o seu produto ou serviço. O que estas pessoas têm a dizer sobre a sua marca importa. Isto pode acontecer através do boca-a-boca, de reviews no seu website ou ainda no seu espaço físico. Poderá por exemplo, colocar reviews nos monitores ou televisores do seu espaço através de Digital Signage. Esta é a fase em que embaixadores da sua marca lhe conferem um estatuto de confiança.
  4. “Action” – Ação: a fase da ação é a fase da conversão. É aqui que o seu potencial cliente se transforma em consumidor, realizando a sua primeira compra. Depois de reunir todas as informações e avaliações externas, decide comprar na sua marca. Neste momento, os seus esforços de marketing devem estar concentrados na satisfação do cliente. Desde a experiência do consumidor durante a compra ao apoio ao cliente no pós-compra.
  5. “Advocacy” – Advogar: nem todos os consumidores irão chegar a esta fase. Contudo, é importante que reserve algumas ações e esforços para converter consumidores em embaixadores. São estas pessoas que se apaixonam pela sua marca. São, também, estas pessoas que a irão passar através de comentários boca-a-boca e realizar as avaliações que tanto precisa para angariar novos consumidores.

Leia também: Comunicação: a importância de uma marca comunicar bem

Esperamos que tenha gostado do artigo: “Os 5 “As” da Jornada do Consumidor: começa sempre pela atenção”. Voltaremos em breve com mais novidades sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo