O que é marketing digital: como começar e estratégias 2021

O que é marketing digital? Hoje começamos por falar um pouco de um dos temas mais abordados durante o último ano. Se existia quem duvidasse da necessidade de adaptação dos negócios a um contexto mais tecnológico, tirou todas as dúvidas ao longo de 2020.

Marketing tradicional e marketing digital não são mutuamente exclusivos, muito pelo contrário, complementam-se.

Se nos dias que correm já encontramos inúmeros negócios, empresas e projetos a lançarem-se a 100% no digital, existem outros negócios em que faz todo o sentido manter presença em canais dentro destes dois mundos: o físico e o digital.

Marketing digital: como começar?

O marketing digital é um tema complexo que engloba vários conceitos. Contudo, muito útil. Coloca à disposição inúmeras táticas que podem ser postas em prática com vista em atingir os objetivos que tem para o seu negócio ou empresa.

Se ainda não sabe nada sobre o assunto, fique por aqui. Neste artigo vamos abordar tudo desde o princípio: o que é marketing digital, quais as táticas que tem ao seu dispor, quais os melhores cursos para iniciantes e ainda outros temas que poderão ser úteis para quem quer implementar a sua estratégia de marketing digital em 2021.

Já todos estivemos desse lado. Não sabe muito bem por onde começar?

Ótimo, existe um conjunto imenso de conceitos novos a explorar que podem ajudá-lo a potenciar o seu negócio. Este é mais um dos artigos “Hubrt Explica”.

Ilustração com um explicador com um apontador para uma tela de fundo com a imagem de uma mão a segurar um megafone.

Temas neste artigo:

  1. O que é o marketing digital
  2. Definição de marketing digital
  3. Frases de marketing digital
  4. Que tipos de marketing online existem
  5. Que canais não podem ser ignorados
  6. Como iniciar no marketing digital. Sabe como começar?
  7. Quais os melhores cursos de marketing digital grátis – iniciantes

O que é o marketing digital?

Marketing digital é o conjunto de táticas digitais usadas para atingir objetivos pré-determinados. Estas táticas são implementadas através dos vários canais disponíveis neste contexto, tais como SEO, redes sociais, e-mail, anúncios pagos, etc.

Uma proficiência nestas táticas é essencial para se desenvolver uma marca no mundo digital e criar uma estratégia digital eficiente.

O que é o marketing digital? Ilustração de vários canais e meios de comunicação digital, com a interação de diferentes pessoas.

Definição de marketing digital

Neil Patel, um guru de marketing, define marketing digital como: “um meio de se comunicar com possíveis clientes de forma online e dinâmica, seguindo as tendências tecnológicas.”

Existem inúmeras definições diferentes, mas todas elas, inevitavelmente nos levam à palavra oportunidade. Oportunidade é a palavra de ordem quando falamos de uma necessidade por parte das empresas em criarem uma estratégia online para os seus negócios.

Cada negócio ou marca é único e específico e por esse motivo precisará de uma estratégia de marketing digital.

Frases de marketing digital

Frases célebres sobre um determinado tema são sempre uma boa forma de atrair inspiração, principalmente se estamos a falar de marketing. Aqui pode encontrar frases ditas ou escritas pelas pessoas de referência na área de marketing digital.

Encontre inspiração, enriqueça com a partilha de conhecimento dos melhores no mercado e siga para o passo seguinte. Iremos explicar que tipos de marketing online existem.

Deixamos 20 frases de pessoas de referência para que possa encontrar informação com que se relacionar:

  1. “A criatividade é a inteligência divertida.” – Albert Einstein.
  2. “O que você não pode medir, não pode gerir” - Peter Drucker.
  3. “Eu não dou muita importância às “boas praticas”. Eu importo-me com conversões. E é por isso que eu faço testes.” – Michael Aagaard.
  4. “É muito mais fácil duplicar o seu negócio duplicando a sua taxa de conversão do que duplicando o seu tráfego.” – Jeffrey Eisenberg.
  5. “O tempo, a energia e o talento podem ser mais importantes que o orçamento.” – Steve Jobs.
  6. “O marketing de hoje não é sobre o produto que você faz, mas sobre as histórias que você conta.” - Seth Godin.
  7. “Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer.” – Steve Jobs.
  8. “O melhor tipo de marketing é aquele que não parece marketing.” – Tom Fishburne.
  9. “Pare de vender, comece a ajudar.” – Zig Zaglar.
  10. “O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.” – Marcus Sheridan.
  11. “Faça do consumidor o herói de sua história.” - Ann Handley.
  12. “O marketing de conteúdo é como um primeiro encontro. Se você só falar sobre si mesmo, não haverá segundo.” - David Beebe.
  13. “Conteúdo é tudo que agrega valor à vida do leitor.” - Avinash Kaushik.
  14. “Não encontre clientes para os seus produtos, encontre produtos para os seus clientes.” – Seth Godin.
  15. “De forma crescente, o marketing de massa está a tornar-se uma massa de nichos.” – Chris Anderson.
  16. “Saiba o que os seus clientes desejam e o que a sua empresa faz melhor. Foque-se onde esses dois mundos se encontram.” – Kevin Stirtz.
  17. “Se não entende as pessoas, não irá entender os negócios.” – Simon Sinek.
  18. “Construa algo que 100 pessoas amem, não que 1 milhão simplesmente goste.” - Brian Chesky.
  19. “As pessoas não compram bens e serviços. Elas compram relacionamentos, histórias e magia.” - Seth Godin.
  20. “Não importa o que você faça, o seu trabalho é contar a sua história” - Gary Vaynerchuk.

O que é o marketing digital? Ilustração de mão a sair de uma caixa e a segurar uma lâmpada.

Esperamos que se sinta mais inspirado para podermos prosseguir. Com estas frases ficam também os nomes dos seus autores; todos eles referência nas áreas do marketing, gestão ou inovação. Muitos deles autores de livros que serão também bons pontos de partida para todos que procuram mais conhecimento dentro destes campos.

Que tipos de marketing digital existem

Marketing digital, como já mencionámos, é um tema complexo uma vez que engloba um conjunto de táticas muito amplo. Estas podem ser usadas e testadas no sentido de trazer os melhores resultados para o seu negócio. Será a combinação das melhores táticas e práticas que definirá uma estratégia vencedora.

Aqui a questão fundamental é que não existe uma norma fixa. Tal como o marketing tradicional, o marketing digital é sobre conhecer o seu público-alvo, sobre conhecer o seu negócio e sobre aprender a comunicar com as audiências.

A diferença está nos canais que utiliza para o fazer. Aqui o que importa é que fique a conhecer um pouco sobre cada um destes canais, aumentando a probabilidade de encontrar os que mais se identificam com a sua marca, com a mensagem que pretende transmitir e com o público-alvo (nunca se esqueça de verificar se o seu público está a usar esses canais).

Deixamos alguns exemplos de tipos de marketing digital ou canais de marketing digital que podem ser usados na sua estratégia para 2021:

  • Inbound Marketing;
  • SEO;
  • Marketing de Conteúdo
  • Outbound Marketing
  • Anúncios pagos
  • Email marketing
  • CRO
  • Redes Sociais e comunidades

O que é o marketing digital? Dois colegas estudam e traçam o costumer journey.

Que canais não podem ser ignorados?

Esta é uma questão pertinente quando falamos sobre marketing digital. Mais uma vez, esta é mais uma das ocasiões em que não existe o molde ou a fórmula perfeita de fazer marketing digital.

Existe sim, estratégia. Apontamos 3 coisas que têm de ser bem definidas à partida:

  1. Público-alvo: faça uma investigação profunda sobre quem são as pessoas que valorizam o tipo de produto que vende. Conheça o seu mercado. Desde as suas necessidades e desejos a coisas mais comuns como: o que gostam de fazer, hábitos, etc. Só conhecendo bem o seu público poderá falar com eles em contexto e proporcionar-lhes uma experiência que os faça retornar vezes sem conta à sua marca.
  2. Descubra em que canais estão presentes: O seu público-alvo é um consumidor ávido de redes sociais? Então pode ser uma boa estratégia. Mas se pelo contrário são pessoas demasiado ocupadas para se perderem com o scroll down dos feeds de notícias das apps de entretimento como IG e Facebook, talvez o e-mail marketing seja um canal mais adequado para conversar.
  3. Construa uma mensagem com significado e que agregue valor ao seu público-alvo. Pense de que forma o seu produto ou serviço os pode ajudar. A fórmula que precisa está nessa resposta.

Por fim, apesar de não existir uma fórmula predefinida que sirva a todos, existe um tipo de marketing que poderá ajudar praticamente todos os negócios e marcas independente do seu sector e do seu público. Este apresenta-se pelo nome: Marketing de Conteúdo.

O que é o marketing digital? Reunião de grupo de trabalho para apresentação da estratégia

Leia também: 2 Ferramentas imprescindíveis para a comunicação do seu negócio.

Como iniciar no marketing digital. Sabe como começar?

Para dar início ao seu percurso no marketing digital e criar uma estratégia para o seu negócio terá de seguir alguns passos importantes:

  1. Pesquisar: esta é uma das tarefas mais importantes, porque permitir-lhe-á ter um conhecimento maior sobre o seu mercado, o seu público e o seu negócio. É aqui o começo de tudo.
  2. Planear: realizar um bom planeamento e definir a sua estratégia com táticas eficientes, com objetivos bem estipulados e mensuráveis é um dos pontos mais importantes. Não se importe de usar tempo e recursos nesta fase, pois um bom planeamento pode evitar muitos problemas no decorrer da implementação da estratégia.
  3. Testar: colocar em prática as táticas previamente definidas dentro do tempo definido é muito importante para ter resultados positivos. Nesta fase já não é você e a sua equipa os únicos influenciadores da história da sua marca e por isso mesmo, muitas coisas podem acontecer. Algumas delas não estavam previstas. O mais importante é saber ouvir o consumidor e adaptar-se. Marcas que ganham são marcas que co-criam valor com os seus públicos.
  4. Medir: determinar objetivos acoplados a métricas adequadas é um dos pontos fulcrais. Se não conseguir medir o que está a resultar melhor do que está a resultar pior, nunca saberá qual o caminho a seguir. Defina objetivos mensuráveis e pare para medir resultados entre cada meta.

O que é o marketing digital? Ilustração em perspectiva 3d de jovem a trabalhar sentado sobre gráficos que saem de um computador portátil.

Quais os melhores cursos de marketing digital grátis para iniciantes?

Existem muitos cursos que aportam um valor imenso em termos de conhecimento para quem precisa de dar os seus primeiros passos em marketing online. Enumeramos alguns aqui:

Apontamos estes dois em primeiro lugar porque dispõem de conteúdos em Português. Para quem prefira ou não se importe de ter aulas em Inglês existem duas plataformas que dispõem de cursos gratuitos em diversas áreas (incluindo marketing):

Leia também: Integração de vídeos no seu plano comunicação – Vantagens e como fazê-lo.

Esperamos que tenha gostado do artigo: O que é marketing digital? Voltaremos ainda esta semana com mais informação sobre o tema.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

Aceda a área de contacto do nosso website ou através do nosso email e agende uma demonstração da plataforma. Inicie ainda sem custos e sem compromisso com o período de avaliação gratuita.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo