Marketing Digital e as Redes Sociais: como otimizar a presença da sua marca e crescer

Marketing Digital e as Redes Sociais é um artigo sobre a importância das várias redes sociais no planeamento de uma estratégia de marketing digital.

Nos dias de hoje, muito se fala em gestão de redes sociais e definitivamente todos querem aprender a monetizar cada uma delas.

Contudo, muito antes da conversão vem a análise e o planeamento. Quer saber como otimizar a presença da sua marca nas redes sociais e crescer?

Siga o nosso artigo e fique connosco até ao fim.

Marketing Digital e as Redes Sociais

Temas neste artigo:

  1. Como realizar uma boa análise?
  2. Quais as atividades que são importantes na fase de planeamento?
  3. Quais as melhores estratégias para otimizar a presença da sua marca?
  4. Que táticas de growth/crescimento pode utilizar já?

1. Como realizar uma boa análise

Uma boa análise é essencial para criar uma estratégia de sucesso em qualquer ação de marketing digital e isso inclui as redes sociais.

Esta análise pode ser dividida em duas fases:

  • Análise Interna
  • Análise Externa

Análise Interna

Primeiro passo é analisar quem é o nosso público-alvo, definirmos as nossas personas. Isto se ainda não tiverem sido definidas a nível de marca.

Se por algum motivo já conhece o seu público e já o segmentou, então resta-lhe perceber quais são as personas/segmentos desse mesmo público que estará em cada uma das redes sociais que pretende usar na sua estratégia de marketing.

Por exemplo, se o seu público é sénior, talvez o Instagram não seja a melhor opção, mas se é jovem talvez esta seja a forma mais fácil, direta e natural de comunicar com a sua audiência.

Análise Externa

Realizar benchmarking da sua indústria ou área de atuação é sempre uma ação que permite recolher insights para ajudar a definir o seu próprio caminho. Aqui pretende-se que perceba quem são os seus concorrentes, quais são os seus esforços de marketing digital, em que redes estão presentes e que tipos de conteúdos estão a produzir.

Pode ainda tentar perceber quais são os que estão a resultar melhor e por outro lado, que ações verifica que não resultaram da melhor forma.

Será que foi por ação mal conduzida? Podia ter sido feito de outra forma?

Ou por sua vez, simplesmente não é o que o mercado quer?

Resumo:

  • Conhecer a sua marca e o seu público-alvo é a melhor forma de perceber em que redes sociais faz sentido estar presente e nas quais não faz sentido investir os seus esforços.
  • Conhecer os outros players do mercado é também uma boa aposta. Verificar quem são, o que estão a fazer e em que redes estão presentes.

Marketing Digital e as Redes Sociais Leia também: O que é marketing digital: como começar e estratégias 2021

2. Que atividades são importantes na fase de planeamento?

Depois de uma boa análise, chega o momento de planear quais serão as suas ações, quais as redes nas quais irá efetivamente estar presente e qual é o seu objetivo.

É isto mesmo, sem um objetivo em mente e um tempo previsto de conclusão não se sabe se está a caminhar no sentido certo.

Neste alinhamento, há algumas coisas que terá de definir:

  • Em que redes estará presente
  • Objetivos específicos que quer atingir em cada uma destas redes sociais. Por exemplo, pode ser o número de fãs, o número de contatos, o número de vendas, etc.
  • Tempo limite para atingir cada um dos objetivos. Definir timings permite que saiba o que tem de fazer em cada uma das semanas e perceber se os seus esforços estão a ser suficientes ou precisa de alinhar a sua estratégia. Por exemplo, pode definir que quer atingir os 10 K em 6 meses. Ou 2000€ em 4 semanas. Quem define os objetivos é você, contudo não se esqueça de ser realista.
  • Que tipo de conteúdo apresentará em cada uma das redes. Se pretende usar apenas imagem ou também vídeo, por exemplo. Esta fase é importante para que possa agilizar com as equipas de design e marketing uma produção adequada de conteúdos para as redes. Caso não tenha uma equipa dentro de portas pode sempre contatar uma agência de marketing e pedir um orçamento.
  • Calendário de conteúdos. Este calendário de conteúdos permite-lhe ter uma noção exata do que tem de ser partilhado a cada semana e a cada mês. Se o conteúdo é mais focado em vendas, em conteúdo inspiracional ou focado em comunicação corporativa, por exemplo. Neste calendário é importante que fique definido a frequência de publicação bem como os timings já predefinidos.

Esta estratégia de conteúdos e gestão de redes sociais deve sempre estar alinhada com a estratégia de marketing e comunicação global da marca.

Marketing Digital e as Redes Sociais Leia também: Integração de vídeos no seu plano de comunicação: vantagens e como fazer

3. Quais as melhores estratégias para otimizar a presença da sua marca?

Para assegurar uma boa presença nas redes sociais é importante que a marca siga 3 palavras de ordem:

  • Consistência
  • Frequência
  • Permanência

Consistência

Consistência é a palavra de ordem na comunicação de qualquer marca, principalmente nas redes sociais. Para este efeito é primordial que se saiba previamente quem é a marca, quais os seus valores, quais os objetivos da sua presença nestas redes.

Uma marca tem de ser consistente na forma como comunica e, esta consistência tem de ser transversal a todos os canais de Marketing Digital em que estejam a atuar.

Isto não significa que não possam ajustar o tom de voz, tipo de conteúdos partilhados, etc. Pois, cada uma das redes sociais tem as suas especificidades.

Contudo, é importante que se perceba que o consumidor tem de reconhecer a sua marca em todos os canais e a partilha de conteúdos em um dos canais tem de estar alinhada com os restantes e com os objetivos definidos não só para a rede como para a marca.

Marketing Digital e as Redes Sociais

Frequência

Qualquer canal de comunicação visa o envolvimento do consumidor com a marca. Cada uma das redes sociais em que uma marca está presente é mais uma oportunidade de conversar com os seus clientes.

Desta forma, da mesma maneira que não deixaria um amigo, os seus pais ou o seu namorado à espera de uma mensagem ou de um telefonema, é importante que não deixe os seus seguidores com uma tela em branco.

A frequência com que partilhamos os nossos conteúdos é importante para determinar se a sua marca se torna relevante na vida dos seus seguidores ou não. As pessoas habituam-se à partilha de informação, quer seja de conhecimento, entretenimento ou ofertas. A cadência importa e ficam desiludidas quando esta não se verifica.

Marketing Digital e as Redes Sociais

Permanência

Permanência é importante para conseguir usar as redes sociais como um canal mais rápido e dinâmico de comunicação. Desta forma, poderá construir espaços de comunicação com os seus clientes e ajudá-los com questões ou problemas que possam ter.

As redes sociais têm-se desenvolvido ao longo dos tempos e transformado nos melhores pontos de suporte ao cliente. Pela facilidade que propõem, vários clientes preferem colocar questões sobre os seus produtos diretamente na rede em que são divulgados.

Seja permanente nestas redes e poderá ter em cada uma delas um espaço de partilha e resolução de dúvidas e questões. Por exemplo, enquanto no Instagram poderá usar as mensagens diretas, no Facebook poderá usar o Messenger.

Pode ainda usá-las como um espaço para divulgação de FAQs. Encontre questões que a maioria gostaria de ver resolvida com mínimo esforço e providencie as respostas em forma de conteúdo. No Instagram poderá colocar informação nos destaques e no Facebook poderá criar grupos com temas de interesse.

Marketing Digital e as Redes Sociais Leia também: O que é o HUBRT

4. Que táticas de growth/crescimento pode utilizar já?

Ter um perfil nas redes sociais com curadoria, bem estruturado e relevante é de extrema importância. Mas como pensa apresentar a sua página ao mundo? Anúncios pagos são sempre uma opção. Mas e se não tiver o orçamento adequado? Hoje apresentamos algumas táticas que ajudarão a crescer nas redes sociais, sem custos associados. Precisam apenas de algum esforço e foco. Veja abaixo:

  • Conteúdo de qualidade – criar relevância e agregar valor. Atualmente já não basta publicar algo, os conteúdos que uma marca partilha têm de servir um propósito, seja ele entreter o consumidor ou resolver um problema ao seu cliente.
  • Vídeos – vários estudos já concluíram que os conteúdos com maior engagement são os vídeos.
  • Hashtags relevantes para o seu negócio ou marca. Encontre os hashtags certos para a sua marca e adicione-os na descrição dos seus posts. Esta é uma das melhores formas de deixar o seu público encontrar o seu perfil.
  • Stories – o vídeo é muito importante, mas e as stories? Esta forma de conteúdo tornou-se tão relevante para os públicos de uma forma geral que até o LinkedIn já incorporou esta função.
  • Conteúdo Interativo – interaja com o seu público e faça perguntas. Deixe que seja a sua audiência a dar-lhe dicas sobre o que gostaria de ver nos canais de comunicação que utiliza.
  • Engagement – interaja com o seu público e pessoas de relevância na área. Quer saber como? Pode optar por comentar, gostar ou conversar com as pessoas que segue e as pessoas que o seguem. Fale também com pessoas relevantes na sua área dentro das redes, partilhe os seus conteúdos e identifique-os.
  • CTA – use CTAs na sua comunicação e nos seus posts. Ajude o seu público a encontrar produtos que lhe interessam ou conteúdos (Customer Journey).

Esperamos que tenha gostado do artigo: Marketing Digital e as Redes Sociais. Voltaremos em breve com mais informação sobre este e outros temas.

Estas são apenas algumas ações que pode colocar em prática já e sem qualquer custo. Ficamos a aguardar feedback, queremos saber como correu todas as novas ações que irá colocar em prática.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo