60 Ideias de Comunicação para Sinalética Digital e TV Corporativa

A tarefa de criar conteúdos para Sinalética Digital e TV Corporativa pode ser avassaladora pela quantidade e diversidade de opções que existem ao nosso dispor. Mas por vezes as ideias não surgem de imediato e ao entrar numa rotina de criação de conteúdos pré-definidos podem perder-se boas oportunidades de comunicação.

Neste artigo juntamos 60 ideias que consideramos que poderão ajudar a inspirar para uma melhor utilização dos ecrãs no seu espaço comercial ou empresarial.

Índice

  1. Ideias generalistas
  2. Comunicação Interna
  3. Saúde
  4. Retalho
  5. Centros de beleza e estética
  6. Restaurantes
  7. Alojamento
  8. Mediação Imobiliária
  9. Ginásios

Ideias generalistas

1. Frases inspiradoras e motivacionais

Por vezes tudo o que é preciso é a frase certa na altura certa. Uma citação inspiradora pode colocar-nos no estado de espírito correcto e definir o curso do nosso dia. As fontes de inspiração são muitas e fáceis de encontrar numa pesquisa online. Difícil será escolher a ideal.

2. Você está aqui

Tal como na sinalética impressa os mapas internos ajudam a quem está de passagem a situar-se dentro de um espaço. Com a possibilidade de recurso a elementos animados, a imagem dinâmica poderá facilitar a compreensão do mapa, particularmente em áreas e espaços de maior complexidade.

3. Testemunhos

Uma referência positiva de um cliente é algo de grande valor para qualquer negócio e merecedor de um lugar de destaque nos seus ecrãs.

4. Vídeo institucional

Há uma grande possibilidade de já ter criado um vídeo institucional para a marca ou empresa. Da mesma forma que está presente no website da empresa e nas redes sociais, também deverá estar presente e ser comunicado internamente nas suas lojas ou escritórios.

5. Conteúdos promocionais

Ao criar um anúncio ou publicidade é natural fazer a sua promoção para o exterior. Mas é igualmente importante não esquecer o impacto de usar a mesma comunicação pode ter quando comunicada dentro do seu espaço. Neste caso já não estará a comunicar para um público mais diverso, mas para uma audiência bem definida.

6. Menções na imprensa

Ser mencionado num artido de imprensa é algo ainda muito valorizado, pelo que servirá de uma ferramenta de promoção de grande valor a comunicar internamente, conferindo confiança e credebilidade à marca.

7. Entretenimento

Seja para reduzir a percepção do tempo de espera ou simplesmente para criar pequenos momentos de descontração e lazer, o espaço televisivo pode ser preenchido com videoclips musicais, apresentações de filmes ou espectáculos ou de pequenos clips de comédia.

Comunicação interna

8. Avisos e advertências

Nunca é demais rever e informar sobre os cuidados a ter em determinadas actividades. Para além dos regulares avisos podem ainda ser exibidos exemplos instrutivos com procedimentos correctos e incorrectos.

9. Comunicados gerais

Alterações na legislação, regras internas, alterações de direcção, são alguns exemplos de informação corporativa que é comunicada de forma oficial por outros canais, nomeadamente o email. No entanto muitos operários apenas conseguem ter acesso ao email em curtos períodos durante o dia ou apenas o consultam esporadicamdente. A presença na sinalética digital não substitui as fontes oficiais, mas ajuda a fazer chegar a informação de forma mais rápida e transversal a toda a empresa.

10. Regras de segurança

A segurança no trabalho é um tema que é sempre importante reforçar. Ter presente uma checklist com todos os passos e procedimentos a tomar pode tornar-se uma boa cábula em particular para trabalhadores mais recentes que possam ainda não ter ainda a rotina bem presente.

11. Eventos de equipa

Celebrar é importante, assim como criar momentos de diversão e descontração para permitir à equipa relacionar-se e conhecer-se melhor fora do ambiente de trabalho. Os eventos de equipa proporcionam esses momentos. Fotos e vídeos dos eventos ajudam à equipa recordar os bons momentos e como material de comunicação contribui para um fortalecimento da imagem da empresa, não só junto da equipa, como também de clientes e fornecedores.

12. Presença em feiras e congressos

Marcar presença em feiras e eventos de referência na respectiva área de negócio é fundamental para posicionar e promover a imagem da empresa. Como tal não deve ficar restrito ao espaço onde ocorreu.

13. Apresentação da equipa

É frustante quando passado uma semana ainda não decoramos o nome do novo estagiário ou daquela nova pessoa no andar de cima. A sinalética digital é o canal ideal para apresentar novos elementos à equipa. Dica pro: ao incluir uma descrição com algumas características pessoais do novo elemente irá fornecer à equipa um pretexto para iniciar uma conversação!

14. Resultados de desempenho

Incentivar uma saudável competição interna, seja entre elementos da equipa ou grupos de trabalho, é uma estratégia cada vez mais adoptada por muitas empresas e que ajuda a atingir níveis de desempenho elevados. Mas para funcionar correctamente é importante avaliar e medir o desempenho e percecer como cada elementos ou grupo de elementos se posiciona face aos restantes. Faz todo o sentido usar a TV Corporativa para exibir tabelas de resultados e destacar os que mais se evidenciam.

15. Resultados financeiros

Faz parte da política de transparência de muitas empresas informar toda a equipa dos resultados financeiros da empresa. Poderá ajudar a justificar e a compreender algumas decisões e mudanças de estratégia. Uma equipa mais informada poderá tomar melhores decisões.

16. Objectivos

Os objectivos definidos devem ser claros, mensuráveis e principalmente, conhecidos. Sejam de natureza de desempenho ou financeira, individuais, colectivos ou globais a toda a empresa, o importante é que estejam sempre presentes no pensamento de toda a equipa.

17. Notícias recentes

Conseguir estar a par de tudo o que se passa na indústria onde se trabalha pode ser complicado. A exibição de notícias relevantes irá ajudar a que todos estejam melhor informados sobre as mais recentes novidades e movimentações de cada sector ou área de actuação.

Saúde

18. Dicas de saúde e bem estar

Manter uma relação saudável com o nosso corpo e mente requer trabalho e conhecimento. É fácil na rotina diária esquecer pequenos cuidados e procedimentos que deveriam fazer parte do nosso quotidiano. A exibição destes conteúdos é não só um serviço público, como também uma boa fonte de entretenimento que ajudará a passar o tempo.

19. Apresentação do corpo clínico

Apresentar o corpo clínico e respectiva formação contribui para um reforço da confiança na instituição e nas pessoas que nela trabalham.

20. Notícias

A apresentação de notícias e novidades na área de actuação contribui para um cliente melhor informado e envolvido nos assuntos da especialidde em questão e da instituição como um todo.

21. Explicação de procedimentos e metodologias

Um cliente mais informado tem a capacidade de tomar melhores decisões e de colocar melhores questões ao corpo clínico. Não só para ajudar a dissipar medos e receios, como para contribuir para uma melhor noção de tudo que está envolvido numa determinada situação ou intervenção.

Retalho

22. Detalhes de produto

Porque há características e pontos fortes de um produto que não são visíveis. Fornecer mais informação ao consumidor é ajudar na escolha e no processo de decisão. É também uma forma de poupar o tempo dos colaboradores em loja.

23. Datas de saldos e promoções

24. Últimas tendências

Esta é uma oportunidade de mostrar as mais recentes novidades e para cruzar com outros artigos relacionados.

25. Dicas de uso

Para além do papel recreativo destas peças de comunicação, o seu grande valor encontra-se por vezes escondido na necessidade de novos produtos dos quais o consumidor ainda não se tinha apercebido.ebido.

26. Desfiles e apresentações

Desfiles de moda, sejam de um criador local ou de um criador internacional, tal como apresentações de novos produtos são normalmente muito cativantes em termos visuais e contribuem para reforçar a imagem dos artigos que está a vender.

27. Vídeos das marcas

Utilizar os vídeos promocionais e de produtos e serviços das marcas é também uma boa estratégia para manter o cliente interessado e envolvido com a respectiva marca.

Centros de beleza e estética

28. Listagem de serviços

Quando um cliente entra num novo espaço é comum fazê-lo já com uma ideia do que vai fazer em mente. E frequentemente, muitas vezes nem se apercebe de toda a oferta de serviços que dispõe no espaço. A comunicação por sinalética digital ajuda o cliente a tomar conhecimento de toda a oferta e, se assim quiser, dos respectivos preços.

29. Demonstrações de produtos

Os vídeos de demonstração permitem ao cliente reunir um conjunto de argumentos que poderão ser decisivos na tomada de decisão na altura da compra.

30. Melhores trabalhos

Nada melhor que um bom portefólio para manter o interesse dos actuais e novos clientes. A facilidade com que se podem tirar fotografias e vídeos com smartphones com grande qualidade eliminam quaiquer desculpas para não o fazer.

31. Truques e dicas

Todos gostamos de tirar o melhor partido das coisas que temos ou que se encontram ao nosso redor. Para além de ter um grande valor em termos de entretenimento, acrescenta valor ao tornar o cliente satisfeito por se capaz de resolver algumas situações com facilidade e autonomia.

32. Cuidados e recomendações

Sem dor não há ganho é uma máxima comum de quem quer estar sempre no seu melhor. Mas nem sempre tem de ser assim e obviamente não se aplica a tudo. Ter atenção à forma e tempo de utilização, respeitar as normas e manter boas práticas seja na utilização de produtos ou procedimentos, o importante é não cair em exageros e jogar pelo seguro.

33. Conteúdos das redes sociais dos clientes

Quando o tema é beleza, saúde e bem-estar, são os próprios clientes que, sentindo-se bem consigo próprios promovem o seu bem-estar nas suas redes sociais. Aproveite as suas comunicações para mostrar e promover também o seu trabalho. Afinal, são uma espécie de testemunho!

Restaurantes

34. Menus digitais

Os menus digitais permitem ao cliente rapidamente conhecer a sua oferta e fazer uma selecção. Facilita a gestão de tempo ao evitar que o cliente tome a decisão no apenas no momento do pedido.

35. Ingredientes

Se faz um seleção cuidada e controlada dos ingredientes usados, estes podem fazer parte da sua proposta de valor. Perceber mais de onde vêm, como são produzidos, transportados e seleccionados poderá ter um impacto positivo para os clientes mais exigentes.

36. Promoção das redes sociais

Alcançar novos clientes é uma tarefa que pode exigir muito tempo e dinheiro. O ideal é que sejam eles a seguir os negócios. Dessa forma torna-se mais fácil alcançá-los. Apresentar os endereços das redes sociais é um bom princípio, tornando-os conhecidas e facilitando a sua adição. Criar prémios e desafios para quem o fizer é um próximo passo e que poderá fazer com que ganhe um maior número de seguidores.

37. Confecção

Para os clientes mais exigentes todos os pormenores contam e visualizar a confecção do seu prato favorito será não só um momento bem passado, como irá promover e contribuir para uma maior aproximação ao cliente.

38. Pratos em destaque

Pratos do dia ou aqueles em que a margem de lucro é a maior poderão ser os eleitos para destacar nas alturas de maior movimento.

39. Sugestões do Chef

Ter o Chef a explicar o fundamento de determinado prato é para muitos entusiastas da restauração um ponto alto. Basta ver a quantidade de programas sobre culinárias que existem actualmente.

40. Informação nutricional e de alergéneos

Para quem tem necessidades especiais de alimentação esta é uma informação que será certamente de grande relevância.

Alojamento

41. Serviço bar e restaurante

Permite informar os clientes dos horários de funcionamento do serviço de bar e restaurante ou em que sala será servido o pequeno-almoço. Poderá ser complementado com a ementa diária e com as bebidas e snacks disponíveis na happy-hour.

42. Comodidades

Manter a chave de acesso ao wifi sempre visível e actualizada, listar todos os serviços disponíveis, como SPA, massagens, sauna, piscina, babysitting, lavagem de roupa e por diante. Poderá ser complementado com preços, condições e horários de funcionamento.

43. Atrações locais

Apresente aos hóspedes informação sobre atrações locais, distância e como lá chegar.

44. Horários de transportes

Dependendo da localização, este poderá ser um factor de maior ou menor relevância. No entanto, para locais na periferia de grandes cidades a informação sobre os transportes disponíveis e respectivos horários irá permitir aos hóspedes gerir melhor a sua estadia.

45. Instruções para check-in e check-out

Apresente os horários e a informação necessária na entrada e na saída. Irá evitar surpresas desnecessárias.

46. Gestão de salas

Congressos, conferêncas, workshops, palestras, são muitos os eventos que poderão tirar partido das várias salas do Hotel. Manter a informação actualizada sobre o que se está a passar, durante quanto tempo irá ajudar os visitantes a orientar-se e a gerir melhor as suas opções.

47. Eventos

Através da solução de sinalética digital é possível tornar a informação sobre eventos futuros mais cativante, para além do aviso de datas e preços, poderá incluir ainda imagens de edições anteriores e vídeos promocionais.

Mediação imobiliária

48. Oferta imobiliária

Permite manter toda a oferta actualizada. Podem ainda ser explorada comunicação mais completa de forma a tornar a apresentação do imóvel mais imersiva e interessante para os possíveis compradores, com uma mistura de imagens e vídeos de alta definição.

49. Apresentação dos Agentes

Conhecer o agente e o seu trabalho é um ponto a favor para qualquer Agência. Ajuda o cliente a familiarizar-se com todos os elementos da equipa.

50. Serviços

Desde a mediação imobiliária à gestão de arrendamentos, poderão ser vários os serviços que interessam comunicar ao cliente.

51. Horários de casas abertas

Informe todos os visitantes do seu espaço das casas abertas que está a promover e respectivos horários.

52. Visitas virtuais

A visita virtual permite uma visão única do espaço, no lugar da primeira pessoa, o que confere um aspecto mais pessoal e dinâmico para quem vê.

53. Casos de sucesso

Os seus casos de sucesso são a sua maior prova de valor. Mostre os seus sucessos e como os conseguiu tornar possíveis.

Ginásios

54. Dicas e recomendações

Há muita desinformação a circular nos meios digitais e muitos "especialistas" a dar opiniões pouco fundamentadas. Manter os clientes bem informados pode ajudar a prevenir lesões graves e a manter expectativas realistas.

55. Avisos e boas práticas de utilização

Manter uma utilização cívica dos espaços comuns é essencial para que todos possam usufruir do espaço nas melhores condições. Manter uma lista actualizada com boas práticas de utilização do espaço e do material irá eliminar as mais pequenas desculpas.

56. Horários de actividades

Manter o horário disponível e actualizado será uma boa forma de dar a conhecer toda a oferta disponível como irá facilitar a sua consulta.

57. Eventos

A organização e participação em eventos é sempre uma boa forma de promover o espaço e seus serviços. Promova e apresente as datas de realização para que todos os clientes possam participar ou assistir.

58. Promoção de artigos

Se faz venda de artigos no seu espaço, a sinalética digital é ideal para os promover e apresentar aos seus atletas. Pode incluir características, demonstrações, vídeos promocionais e preços.

59. Inspiração

Manter a forma pode ser realmente difícl. Mantenha toda a audiência motivada com frases, imagens e videos inspiradores.

60. Casos de sucesso

Os casos de sucesso são fortes ferramentas de comunicação. Sejam atletas bem sucedidos que treinem no seu espaço ou clientes que conseguiram superar-se ao alcançar os seus objectivos, os casos de sucesso compravam a eficácia dos seus serviços e dos seus profissionais.




O HUB.RT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo