Marketing Digital Home Office – a mudança de paradigma em 2020

Marketing Digital Home Office é um artigo que visa inspirar e informar. O ano de 2020 trouxe com ele várias mudanças, não só para os que trabalham em marketing digital como para todos os trabalhadores e empresas de uma forma geral.

Hoje abordamos de que forma mudou o paradigma para estes profissionais, a importância destas mudanças e quais destas perdurarão no futuro.

Mulher a trabalhar ao computador portátil sentada à entrada de casa, num dia de sol - Marketing Digital Home Office.

Temas neste artigo:

  1. Que mudanças chegaram com 2020
  2. Adaptação a Home Office na era digital
  3. Que mudanças fazem sentido manter no futuro
  4. Onde encontrar inspiração para se adaptar a esta nova realidade

1. Que mudanças chegaram com 2020

O Marketing Digital em 2020 sofreu câmbios que poderão perdurar para as novas décadas que se avizinham. A pandemia trouxe uma necessidade enorme de adaptação por parte de todos. Empresas tiveram a necessidade de encontrar novas formas de comunicar, novas formas de vender e ligarem-se com as suas audiências. Fica a questão: como continuar permanentemente a entregar valor?

As mudanças foram a única constante dos últimos meses. Negócios que não estavam presentes online, tiveram a necessidade de criar uma estratégia digital. Por outro lado, colaboradores de todo o Globo, descobriram novas formas de se reunir e partilhar ideias. Gestão de equipas pode ter sido um dos maiores desafios do último ano.

Pessoa à secretária em chamada por video-conferência - Marketing Digital Home Office.

2. Adaptação a Home Office na era digital

Com a necessidade de confinar por tempo indeterminado, muitos foram os que tiveram que criar espaços dentro das suas próprias casas para poderem trabalhar. Organizaram-se e criaram rotinas diferentes das que tinham até ao momento. Em alguns dos casos, estas rotinas passaram a incluir filhos, colegas de casa, pais ou irmãos e não só.

Algumas mudanças:

  • A procura por materiais de organização de escritório aumentou
  • Cadeiras de escritório passaram a ser um bem-necessário
  • Pedidos de serviços takeaway ou entregas tiveram uma procura explosiva
  • Conteúdos por toda a internet passaram a incidir em como ajudar as pessoas a passar o tempo, organizar as suas vidas e encontrar a melhor forma de realizar esta transição
  • Máscaras e álcool-gel passaram a ser os artigos mais procurados durante os últimos meses

Poderíamos continuar a enumerar mudanças, porque não foram poucas. Todos tiveram de se ajustar a esta nova realidade. Adaptação é e sempre será a palavra de ordem em Marketing Digital. Acompanhar os acontecimentos dentro das comunidades em que os nossos clientes se inserem. Antever as suas necessidades e criar soluções que resolvam os seus problemas.

Os que mais depressa se adaptaram e ajustaram às necessidades do mercado foram os que mais sucesso tiveram ao longo desta pandemia. Falamos de empresas da indústria que acrescentaram produtos ao seu portfólio, tais como álcool-gel. Falamos também, de outros, que sem intenção, acabaram por entregar valor e se destacaram, como é o caso do “Como é que o Bicho Mexe” do Bruno Nogueira.

Numa fase tão delicada como a que vivemos, ganha quem constrói relevância. Já não se trata só de vender, as marcas têm de ser relevantes e comunicar efetivamente o valor que aportam para quem as segue.

Ecrã de computador portátil com imagem de aplicativo de reunião com várias pessoas em video-conferência - Marketing Digital Home Office. Leia também: O que é Marketing Digital – como começar e estratégias para 2021

3. Que mudanças fazem sentido manter no futuro

Nas últimas semanas tem sido levantada a questão: o que irá persistir em 2021?

  • Sem dúvida, todos queremos encontrar uma solução permanente para a pandemia e voltar às nossas vidas. Contudo, existem mudanças que certamente fazem sentido levar para os próximos anos.

Em retrospectiva:

  • Muitos receavam home office: a gestão de equipas iria ficar dificultada, parcerias e colaboração entre os colaboradores também. Então chegaram as inúmeras reuniões por videoconferência. Os cursos online dispararam e hoje temos acesso a novos conhecimentos do que em qualquer outro tempo da história da humanidade (na maioria das vezes, à distância de um clique). A produção de conteúdo teve em 2020 um boom inimaginável há um ano atrás.
  • Falou-se muito de motivação, foco e disciplina para que se conseguissem atingir objetivos. Trabalhar em pijama, com os filhos em casa e inúmeras distrações era a preocupação não só dos empregadores como dos próprios colaboradores. Entretanto disponibilizaram-se aulas de desporto online gratuitas, criaram-se as condições para passeios higiénicos em segurança e a procura por materiais de desporto aumentou exponencialmente. A comunidade digital uniu-se para partilhar novas formas de conseguir atingir os mesmos objetivos. Inspiração e motivação surgiram de novas fontes e apresentaram-se sob novas formas.

Duas mulheres trabalham nos seus computadores portáteis a partir de casa - Marketing Digital Home Office.

As adaptações foram constantes. De estado de emergência em estado de emergência, empresas têm sido desafiadas a encontrar soluções mais criativas e apelativas para o consumidor. Estes meses representam também uma enorme curva de aprendizagem. Faz sentido, levar para 2021 parte destes conhecimentos e descobertas? Claro que sim!

  • Para os profissionais de Marketing Digital em Home Office já era uma realidade em muitas empresas mais futuristas e nómadas digitais é um conceito do qual, certamente, já todos ouvimos falar. Durante a pandemia, as empresas tiveram de ajudar os seus colaboradores a encontrar formas eficazes de colaborar entre si. De uma forma geral, esta liberdade foi um sucesso demonstrado e validado para muitas empresas.

Porque não manter esta liberdade depois da pandemia?

  • Algumas marcas já estão a diminuir o espaço dos seus escritórios. Contam ter, no futuro, muitos colaboradores em Home Office ou trabalho remoto.
  • Trabalhar a partir de onde se quiser é uma mais-valia que atrai bons colaboradores para as empresas. E lembre-se: recursos humanos são o recurso mais valioso de uma empresa.
  • Durante os últimos 10 meses temos vivido em constante adaptação. Analisamos tendências mais frequentemente. Entregamos valor e perguntamos mais ao consumidor o que pretende de nós. Em que o podemos realmente ajudar?
    • Encontrar formas mais válidas de ajudar os públicos-alvo e uma contínua procura por adaptação e inovação foi uma descoberta para muitas marcas e empresas. Sugerimos que seja um caminho a estimular (mesmo depois de ficar tudo bem).

Mulher a trabalhar num computador portátil encostada no sofá - Marketing Digital Home Office.

4. Onde encontrar inspiração para se adaptar a esta nova realidade

Esta nova realidade trouxe inúmeros desafios. Contudo, novos canais de informação foram criados, bem como mais recursos que foram colocados à disposição de todos.

Existe hoje um novo conjunto de espaços e plataformas onde pode encontrar inspiração ou informação.

Sente falta do contato com os colegas? A partilha de informação entre colegas é uma das partes mais importantes para que os objetivos sejam atingidos e a criatividade estimulada.

  • Assista a conferências, webinars e workshops em marketing digital e outros tópicos do seu interesse.
  • Siga pessoas de referência nos vários canais onde estes possam estar presentes, IG, Twitter, LinkedIn, etc.
  • Aproveite o tempo para criar pontes de comunicação.
  • É designer? Crie um portfolio, um perfil o Behance ou IG. ? Se por outro lado, está mais focado em Copywriting e escrita criativa pode optar por criar um blog, um podcast ou outra forma de apresentar o seu trabalho. O que importa é sair da sua zona de conforto, encontrar formas de expor o seu trabalho e conseguir algum feedback de clientes e colegas.
  • Conecte-se com os seus colegas em videoconferência sempre que precisar de ajuda.
  • Junte-se a colegas, familiares e amigos sempre que tiver bons resultados para comemorar. Encontrar novas formas de se relacionar pode ser muito positivo e uma fonte de inspiração e motivação.

Esperamos que tenha gostado do artigo: Marketing Digital Home Office. Voltaremos em breve com mais novidades sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo