Comunicação e marketing em clínicas e centros médicos

Ideias para comunicação e marketing em clínicas e centros médicos é um artigo que procura ajudá-lo a comunicar melhor. Sim, a si que tem uma clínica médica, uma clínica dentária, um hospital ou uma clínica veterinária. Os desafios de comunicação são semelhantes e o caminho para conquistar novos clientes ou fidelizar antigos, também.

Por não ser fácil comunicar na área da saúde, exploramos neste artigo algumas ideias de comunicação e marketing para que possa potenciar os resultados do seu negócio.

Fotografia de balcão de recepção em cínica - comunicação e marketing em clínicas e centros médicos

Parcerias – escolha aliados que pensem da mesma forma que a sua equipa

Boas parcerias serão sempre essenciais. Esse é o motivo pelo que deverão ser sempre escolhidas de forma estratégica. Uma boa parceria oferece a nível de competências algo que não se tem entre portas. E, idealmente, estes novos intervenientes devem partilhar os mesmos valores, missão e visão de negócio.

Que parcerias poderá vir a precisar?

  • Encontrar especialidades complementares à sua actividade principal será sempre uma opção natural. É importante não deixar o cliente seguir caminho sem uma resposta. Se quem procura o seu serviço pode necessitar de recorrer a outra especialidade relacionada, ter essa oferta dentro de portas acrescenta valor para ambos. Ou até mesmo através da referência cruzada entre profissionais de especialidades complementares, que poderão recomendar-se mutuamente.
  • Quer criar uma identidade visual forte ou precisa de criar elementos de comunicação? Até mesmo dinamizar as redes sociais ou promover o seu negócio através de um vídeo? As Agências de Marketing Digital podem ser as suas melhores aliadas. Neste artigo da HUBRT temos uma lista das melhores agências de marketing digital em Portugal, organizadas pelas principais áreas de atuação.

Um solução alternativa e considerando que atualmente, já existem ferramentas que permitem a qualquer pessoa, sem formação em design, criar materiais de comunicação. Se dispõe de tempo e alguma vocação, poderá dispensar a contratação de serviços externos e dinamizar a sua própria comunicação. Neste artigo falamos de ferramentas de design e neste de ferramentas de vídeo que o ajudarão a criar os materiais que precisa para a sua clínica, de forma fácil e rápida.

Fotografia de corpo clínico, com médica em primeiro plano e outros profissinais em plano de fundo, como exemplo de comunicação e marketing em clínicas e centros médicos

Internet, redes sociais e e-commerce: a era digital

Vivemos dentro da Era da Informação e mais ainda, dentro da Era Digital. Nesta fase é impensável falar-se de comunicação sem se falar destes termos: Redes Sociais (Tik Tok, Instagram, Facebook, …), E-commerce, E-mail Marketing, entre tantos outros.

Adicionalmente, nunca foi tão importante alinhar a consistência da sua comunicação. Isto é comunicar da mesma forma e com a mesma frequência com os seus clientes, tanto nas plataformas digitais como no offline, ou seja, no interior da sua clínica.

Comunique em todos os lugares em que o seu cliente esteja presente. Não olhe só para os seus concorrentes e onde estão a comunicar. Descubra antes onde os seus clientes passam o tempo e comece a explorar esses canais de comunicação.

Verá que estes canais poderão estar presentes em espaços físicos ou em espaços online. Para uma clínica com muita afluência de clientes é importante aproveitar o tempo de espera de consulta para informar, educar e até mesmo entreter através da TV ou de outro ecrã em salas de espera.

No espaço online, redes como o Tik Tok permitem alcançar uma geração mais jovem e sensibilizar de forma cativante para temas importantes, recorrendo a conteúdos adaptados à idade e ao meio. Da mesma forma que o e-mail, que é ainda uma ferramenta de comunicação amplamente usada e muito abrangente, pode ser explorado de forma estratégica e consciente através de E-mail Marketing. Sem esquecer o website que é ainda a melhor forma de ser encontrado e de se dar a conhecer, além de ser uma peça fundamental na estratégia global de marketing digital.

Vantagens de comunicar online:

  • Prospeção quase sem custos adicionais
  • Comunica para informar em grande escala
  • Criar uma comunidade de pessoas interessadas no que a sua equipa tem para dizer

Vantagens de comunicar no interior da clínica

  • Entreter o cliente enquanto espera pela sua consulta
  • Informar o cliente sobre as especialidades e serviços que dispõe
  • Educar o cliente para temáticas relacionadas com saúde

Estratégia de Comunicação e Marketing Digital para clínicas

A estratégia de marketing digital na área da saúde deve ter sempre uma componente de comunicar para informar e educar, daí que a ação de criar conteúdos deva estar sempre presente. Todas as outras ações de comunicação devem ser escolhidas de acordo com as necessidades dos seus clientes e potenciais clientes em particular.

Vamos colocar algumas ações que podem ser importantes para criar a estratégia de marketing e comunicação para a sua clínica:

  • Criar um Blog e conteúdos informativos e/ou educativos. Tem várias opções gratuitas e pagas por onde pode começar: Medium; Wordpress; Squarespace;
  • Usar o E-mail Marketing, onde poderá colocar as suas promoções, apresentar novos serviços e especialidades e manter uma ligação constante com o cliente. O MailChimp e o E-goi têm uma versão gratuita para que seja possível enviar as suas campanhas de Email Marketing sem custos;
  • Redes Sociais, como o Facebook e o Instagram;
  • Plataforma de E-commerce caso tenha produtos para venda associados aos serviços prestados na clínica. Pode criar a sua própria loja online numa destas plataformas (Wordpress; Squarespace) ou pedir ajuda de um programador ou agência criativa.

Médico de bata e estetoscópio ao pescoço consulta o seu telemóvel, como exemplo de comunicação e marketing em clínicas e centros médicos

Estratégia de comunicação e marketing no interior da sua clínica

Porque o espaço físico também conta.

Imagine este cenário: elabora com sucesso uma estratégia de marketing digital, alinhada com a mensagem que quer transmitir. Consegue captar a atenção do cliente que marca uma consulta e se desloca à sua clínica. Contudo, quando chega à clínica o espaço físico não está consistente com o que é apresentado na Internet.

Como será a experiência do consumidor nessa situação?

Consistência na arte de comunicar é muito importante. Por isso, é essencial que a comunicação que é realizada nas plataformas digitais, seja também aplicada entre as portas do espaço físico do seu negócio.

Vamos colocar abaixo algumas ideias que podem ajudar a delinear a sua estratégia de comunicação offline:

  • Comunique também notícias internas para fora de portas. Ter alguém dentro da equipa a cuidar da relação da sua clínica com a imprensa pode ser uma boa opção. Crie uma Press Release com alguma regularidade e fale com os seus clientes mantendo presença nas revistas e jornais locais.
  • Mantenha Posters e panfletos informativos com as últimas novidades da clínica, horários e orientações para os clientes que vão chegando. Desta forma, evita aglomerados de pessoas a tentar falar com os seus colaboradores. Quanto mais informação partilhar, melhor será o funcionamento da clínica ou hospital e, por consequência, melhor será a experiência dos seus clientes.
  • Tem TVs ou Monitores dentro do seu espaço? Costumam estar conectados a um dos canais generalistas ou da TV por cabo? Dê-lhe uma utilidade diferente. Utilize os ecrãs que tem no seu espaço físico como mais uma forma de falar com os seus clientes.

Toda a comunicação pode passar por este meio: desde vídeos para entretenimento, como imagens ou fotografias. Existem algumas plataformas que podem ser uma ferramenta útil para o ajudar a organizar e apresentar estes conteúdos através dos ecrãs. O HUBRT é uma solução para esse fim e é o serviço ideal para pequenos negócios.

Esperamos que tenha gostado do artigo: Comunicação e marketing em clínicas e centros médicos. Voltaremos em breve com mais novidades sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior Próximo